Notícias

Seccional entrega 94 Carteiras a novos advogados

A Seccional realizou na tarde de hoje, 05, solenidade de entrega de Carteiras a 94 novos advogados no auditório da entidade. Ao abrir a sessão, o Presidente da OAB-BA, Saul Quadros, deu as boas-vindas aos novos colegas e lembrou a importância dessa solenidade na vida profissional do advogado. Ele ainda fez questão de compartilhar com os presentes o empenho da Ordem para o rápido início da construção da nova sede da Seccional, a ser edificada no terreno doado em agosto pelo Governo do Estado no Centro Administrativo da Bahia. "Pretendemos para os próximos anos que as solenidades da OAB-BA já sejam realizadas na nova e moderna sede que pretendemos construir no CAB, com maior conforto e viabilidade para todos os nossos convidados", pontuou.

Em seguida, deu a palavra ao padrinho da turma, o advogado e professor Vitor Lins de Moraes. Iniciando seu discurso, ele convocou os novos colegas a refletirem sobre a profissão e a situação do Direito no estado. Para ele, o cenário atual apresenta quatro questões principais: o alto número de faculdades de Direito na Bahia, muitas apresentando cursos de qualidade duvidosa; a falta de reconhecimento da sociedade do papel do advogado; a atual conjuntura do Estado, policial e midiática; e por fim a falta de qualidade do Poder Judiciário baiano, voltado principalmente às questões do cidadão comum. De acordo com o advogado, hoje falta o comprometimento do jovem na defesa de sua profissão e muitos estudantes já não sentem tanto orgulho de receber a carteira de estagiário, por objetivarem, ainda durante a universidade, a carreira de juiz e promotor. "Falta gana pelo exercício da advocacia. Precisamos nos orgulhar da nossa profissão", disse.

Vitor Lins ainda pontuou o que considera ser as principais bases para o bom profissional de Direito: conhecimento jurídico, ética e defesa das prerrogativas. "Com isso, o advogado pode entrar em qualquer tribunal e defender qualquer cliente que ele será bem sucedido", finalizou.

Fizeram parte da alta mesa o Secretário Geral da OAB-BA, Nei Viana, o Presidente da Subseção de Itamaraju, João Ademir de Araújo, o Presidente da 2ª Turma do Tribunal de Ética da OAB-BA, João Dantas Neto, a ex-Conselheira Ana Rita Tavares, o Procurador da República José Manoel Viana Castro Junior, o advogado Oto Sérgio Silva de Araújo e Helena Augusta Machado, da Universidade Católica do Salvador.