Prêmio Jorge Lima de Direito do Trabalho

OAB - BA

Prêmio Jorge Lima de Direito do Trabalho

Criado em homenagem ao advogado Jorge Lima, confira o edital, o Prêmio Jorge Lima de Direito do Trabalho contemplará em sua primeira edição os melhores trabalhos produzidos sobre o tema "Reforma Trabalhista no Brasil". As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 23 de março deste ano.

Leia o edital com as regras do concurso: Edital da 1ª Edição do Prêmio Jorge Lima de Direito do Trabalho

1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO JORGE LIMA DE DIREITO DO TRABALHO - Clique Aqui para Inscrição

INSCRIÇÃO

Poderão inscrever-se advogados e advogadas inscritas na OAB-BA e que estejam adimplentes
com as anuidades e em pleno exercício profissional. Apesar de não concorrerem à premiação, estudantes e demais operadores do direito, como magistrados, procuradores e promotores, também poderão realizar inscrição e ter seus trabalhos divulgados em livros, revistas ou jornais vinculados à OAB-BA, em caso de aprovação pela banca examinadora e a critério da própria OAB-BA. 

É vedada a inscrição e participação de membros do Conselho Seccional da OAB-BA, da Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), da Diretoria das Subseções da OAB-BA e dos(as) Conselheiros(as) Federais pela Bahia.

As inscrições deverão ser realizadas entre 23 de fevereiro de 2022 e 23 de março de 2022, sob pena de desclassificação. Efetivada a inscrição, o artigo científico deve ser enviado para o e-mail [email protected] até a data de 1º de maio de 2022.

O trabalho deve ser enviado em anexo, word e pdf, sem a identificação do autor. No corpo do e-mail, deverão estar o nome completo do autor e número da OAB. No caso dos estudantes e demais operadores de direito, deverão estar o nome completo do autor e sua identificação com respectivo CPF.

Cada candidato somente poderá inscrever apenas um artigo, sendo que os trabalhos devem ser individuais, não sendo admitida coautoria.

Os artigos devem ser inéditos e apresentados com título, fonte Arial (tamanho 12), espaçamento 1,5, com o mínimo de 6 (seis) páginas e o máximo de 15 (quinze), incluídas neste cômputo as referências bibliográficas. 

  • Passo a passo para realizar requerimentos online - INSCRIÇÃO PRÊMIO JORGE LIMA:
    (Advogados(as) e Estagários(as) inscritos(as) na OAB-BA) Clique Aqui

    (Demais interessados) Clique Aqui

Clique Aqui para Inscrição

JULGAMENTO DOS ARTIGOS

A avaliação dos trabalhos será feita por três avaliadores indicados pela Diretoria do Conselho Seccional, que receberão os artigos sem a identificação do autor.

Serão observados os seguintes critérios: 
a) Se a temática é atual, relevante e contribui com o Direito e para a Advocacia;
b) Se a linguagem é clara, bem como a correção vernacular;
c) Se o artigo tem boa estrutura textual: diálogo entre introdução, desenvolvimento e
considerações finais;
d) Se o artigo é construído com boa argumentação jurídica;
e) Se a bibliografia é atual e pertinente ao tema.

PRÊMIOS

Serão premiados os três artigos com as maiores notas, nos seguintes termos:
1º Lugar: iPhone 13 (Vermelho 256GB iOS Câmera Dupla)
2º Lugar: Computador All in One Dell Inspiron 24 (5000 Intel Core i5 8 GB 256 Windows 10 Home 23,8")
3º Lugar: Notebook (Dell Inspiron 15 3000)

RESULTADO

A divulgação do resultado acontecerá em ato solene, no dia 12 de maio de 2022, em local
a ser definido, e será comunicada aos participantes e publicada nas redes e mídias sociais da
OAB-BA. Não caberá recurso do resultado. 

A critério da Seccional, os artigos selecionados poderão ser publicados em livro, revista ou
jornal vinculados à OAB-BA, resguardando ao autor direitos autorais, contudo sem qualquer
remuneração ou pagamento pela publicação.

JORGE LIMA

Jorge Otávio Oliveira Lima nasceu em 22 de novembro de 1969, na cidade de Jacobina, piemonte da Chapada Diamantina, filho de Carlos  e Cleusa.

Estudou e graduou-se em Direito na Universidade Católica do Salvador (UCSal), tornando-se advogado.

Escolheu e foi escolhido para atuar na advocacia trabalhista e sindical, sendo lembrado pela defesa dos direitos humanos, da organização política-sindical dos trabalhadores e da legislação trabalhista protetiva.

Humanista, semeou compaixão e solidariedade e exercitou o altruísmo e a alteridade, sempre estando a disposição para reforçar com palavras e gestos esses sentimentos naqueles que o cercavam.

Na representação da advocacia, sempre ativo defensor das prerrogativas da classe e preocupado com as condições de trabalho e exercício profissional dos colegas, Jorge Lima foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia, presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat), vice-presidente Nordeste da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat), membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e da Associação de Advogados em Defesa da Democracia, Justiça e Cidadania.

A trajetória institucional e o comprometimento com a classe fizeram de Jorge um advogado combativo e admirado em todos os ambientes que frequentava.

Foi um bom marido, pai, irmão, amigo. E tinha no futebol sua paixão pelo Esporte Club
 Vitória e pelo “recurso deserto” . 

E, para homenagear o seu legado, a OAB da Bahia lançou o Prêmio Jorge Lima que tem como propósito trazer discussões no âmbito trabalhista e humanista como forma de manter a sua história viva.

Jorge, presente!

Confira o edital:
Edital da 1ª Edição do Prêmio Jorge Lima de Direito do Trabalho