Presidente do Tribunal de ética pede humildade e misericórdia a novos advogados

Na tarde de hoje, 72 bacharéis em Direito, aprovados no Exame de Ordem, receberam a carteira de advogado, em solenidade realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA). Com a presença de ilustres convidados pelo presidente Saul Quadros – como o presidente do Tribunal de Ética da Seccional baiana, Antônio Maron Agle e o presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (ABAT), Carlos Tourinho – assuntos como a sensibilidade e a dignidade dos juristas enalteceram o evento.

A abertura da cerimônia foi feita pelo presidente da Ordem, Saul Quadros. Na sequência, a palavra foi passada para o advogado e professor Maron Agle que iniciou a saudação, aos novos operadores do Direito, contando um pouco da sua história de vida, além de falar sobre questões éticas, dificuldades da profissão e mudanças nos valores da sociedade. "Hoje em dia, é muito difícil encontrar amigos de verdade e pessoas solidárias. O mundo anda carente de justiça", desabafou.

Falou também de virtudes que são essenciais para ser um bom profissional e para se tornar um pessoa digna, questões que a população, hoje, vem desprezando. "Coragem, boa fé, humildade, honestidade, misericórdia, caridade e, principalmente, misericórdia, pois não há justiça onde não existe misericórdia", concluiu Maron Agle.

A leitura do compromisso dos advogados foi realizada pelo bachareu Marcos Sazaki. Após o juramento, todos os bacharéis foram investidos advogados.

A mesa alta, presidida por Saul Quadros, foi composta por Maron Agle, presidente do Tribunal de Ética, Ary Moreira; diretor tesoureiro da Ordem, Carlos Tourinho presidente da ABAT; Pompeu Sousa Brasil, Juiz da 3ª Vara da Justiça Federal da Bahia, e pelos advogados Vicente Maia, Fernanda Berger, Maurício Ribeiro de Castro e Magna Oliveira Pires de Santana.

Solenidade - Fotos: Angelino de Jesus