OAB Vai à Escola cadastra advogados para dar palestras a estudantes
O Projeto OAB vai à Escola abre o processo de cadastramento dos advogados, iniciando pelos Conselheiros e Membros das Comissões, interessados em participar das atividades, em 2009. Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, no decorrer deste semestre, o projeto visitará cinco escolas da rede pública de ensino, havendo ainda a possibilidade de estender para mais outras cinco.
A Secretaria de Educação viabilizará os materiais necessários para realização das atividades e fará uma pesquisa antecipada com os estudantes para diagnosticar temas – entre os que são apresentados na cartilha – de maior interesse dos alunos. O resultado da pesquisa será encaminhado à Seccional com até cinco dias de antecedência e repassado aos advogados responsáveis pelas palestras. As escolas contarão com faixas e banners alusivos ao projeto, à Declaração Universal dos Direitos Humanos, aos 18 anos do ECA e aos 20 anos da Constituição da República Federativa do Brasil.
Os advogados participantes possibilitarão aos alunos do 1º ano do ensino médio, o contato com o conhecimento jurídico, mediante palestras, debates sobre os temas escolhidos pelos estudantes, além da exibição e discussão de um filme sobre ética. O artigo 5º da constituição Federal será objeto de todas as palestras e temas que constam nas cartilhas.
Também haverá exposição de exemplares da literatura jurídica, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Constituição Federal, entre outros para os estudantes folhearem. Ao final das atividades, eles receberão a Cartilha OAB Vai à Escola, que visa efetivar os direitos fundamentais como educação para a cidadania.