OAB/Eunápolis leva projeto “OAB vai à Faculdade”
Na noite de quinta-feira (17/05), os advogados Leonardo Sampaio e Gutemberg Passos, representando a Comissão de Direitos Humanos da OAB/Eunápolis, visitaram a Unesulbahia - Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, apresentando aos alunos do 9º período do curso de Direito o projeto ‘OAB vai à Faculdade’.
A atividade, que decorre de convênio firmado no ano passado com a instituição, foi muito bem recepcionada pelos universitários.
Foram apresentados aos acadêmicos temas relevantes aos futuros profissionais. Os advogados abordaram a valorização da profissão navegando entre vários temas, se destacando a importância do respeito a tabela de honorários, a valorização das prerrogativas, o cuidado com a aparência profissional e do escritório, bem como o respeito para com os colegas de profissão.
O advogado Leonardo Sampaio pontou que “A valorização da advocacia é a premissa da OAB. Partindo daí, encurtar essa distância entre os acadêmicos e os advogados, levando para eles os desafios que irão encontrar no início da carreira, é uma forma de prepará-los e, consequentemente, contribuir diretamente com a valorização da classe. Ora, a OAB é uma entidade tão importante e dotada de tamanha responsabilidade social que ela não só pode, como deve ultrapassar os muros da entidade quando estiver indo de encontro a sua função institucional”.
"Apresentamos um bate papo bem leve com os futuros colegas e isso é muito positivo. Falamos da importância de nos manter participantes dentro da entidade que nos representa, do respeito com os colegas, dos benefícios que a CAAB impõe, entre vários outros pontos. No fundo, plantamos a semente de que, acima de tudo, devemos primar pela valorização e união da classe”, pontuou Gutemberg Passos, membro da Comissão de Direitos Humanos.
Para a aluna Edna Azevedo “foi um privilégio tê-los dentro da faculdade. Particularmente, fiquei muito feliz em saber que ao sair da faculdade terei total e irrestrito apoio da entidade para que eu consiga desenvolver minha nova profissão. Sinceramente, não sabia que a OAB desenvolve tantas atividades e que se preocupa tanto com o profissional”.
Os advogados foram recepcionados pelo coordenador do curso, professor Jeferson Celos, que a externou como positiva a aproximação entre a entidade e a instituição de ensino, pontuando ainda que ao decorrer do semestre a atividade será desenvolvida nos outros períodos do curso de Direito.
A académica Karoline Santos concluiu que “A OAB desenvolve um papel importante para os advogados. Hoje pude perceber o quão importante a entidade é para a advocacia de um modo geral. Dos vários temas abordados, conclui que seu papel vai além de um órgão que representa uma classe. Definitivamente a OAB busca e cria mecanismos para valorizar a advocacia e os advogados”.
ASCOM OAB - BAHIA