OAB Vai à Escola chega ao Colégio Estadual Carlos Marighella
Nova edição do projeto aconteceu na quarta (20) e quinta-feira (21)
A OAB da Bahia, por meio de sua Comissão de Direitos Humanos, realizou nos dias 20 e 21 de julho (28), no Colégio Estadual Carlos Marighella, uma nova edição do projeto OAB vai à Escola. Participaram da visita a coordenadora do projeto, Eliasibe Simões, além das advogadas e advogados Anna Tereza Landgraf, Henrique Oliveira, Edson Saldanha, José Gomes, Ana Elizabeth Gomes, Karla Menezes, Marcos Allan Hora e Daniel Hereda.
O OAB vai à Escola é um projeto feito em parceria com o governo do estado que visa conscientizar alunos da rede pública sobre a importância dos direitos humanos e da cidadania, através de palestras e debates realizados por advogados voluntários.
"A OAB é um conselho profissional diferenciado que está sempre à frente das lutas em defesa da democracia e do estado de direito, chamando a atenção para o momento difícil que passam as instituições do nosso país", disse Eliasibe. "Nesta visita ao Colégio Estadual Carlos Marighella, destacamos, ainda, a necessidade de que os estudantes acompanhem o funcionamento do poder legislativo do município, na Câmara de Vereadores, do Estado, na Assembleia Legislativa, e na esfera federal, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A atenção, a fiscalização e a conscientização dos estudantes são fundamentais para a nossa democracia", completou.
No encontro foram tratados, ainda, assuntos como educação financeira, fake news e defesa do Estado democrático de direito. A advogada Anna Tereza Landgraf falou sobre o tema Educação Financeira. Henrique Oliveira apresentou a palestra Conhecendo a Constituição e Edson Saldanha falou sobre o Direito do Trabalho. José Gomes completou as participações do dia 20, abordando o tema do Protagonismo Juvenil.
No dia 21, a professora Ana Elizabeth Gomes continuou o tema do Protagonismo Juvenil, enquanto a advogada Karla Menezes falou reforçou o tema Conhecendo a nossa Constituição. Marcos Allan Hora voltou a falar sobre o Direito do Trabalho e Daniel Hereda introduziu tema e debates sobre Direito Cibernético e Fake News.
O projeto "OAB Vai à Escola" foi implantado na OAB da Bahia em 2008 com a proposta de conscientizar alunos das escolas públicas sobre a importância dos direitos humanos e da cidadania, por meio de palestras e debates realizados por advogados voluntários nas salas de aula.