[

"O caminho nunca foi fácil, mas é possível fazer a mudança que a advocacia espera", diz Daniela Borges

Em entregas de carteiras, presidenta da OAB-BA convidou novos advogados e advogadas a participarem da Ordem

Com discurso motivador, a presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, saudou novos advogados e advogadas em duas cerimônias de entrega de carteira nesta quinta (17). As solenidades aconteceram no auditório da seccional e contaram com a presença de diretores, conselheiros e representeantes da Ordem.

Participaram das solenidades a vice-presidenta da OAB-BA, Christianne Gurgel, o tesoureiro da seccional, Hermes Hilarião, a presidenta da OAB Jovem, Sarah Barros, o conselheiro seccional João Amaral, o membro do Tribunal de Ética da OAB-BA João Rosa e a vice-presidenta da Comissão de Educação Jurídica, Carolina Orrico.

Ao reconhecer as adversidades da profissão, Daniela ressaltou que o caminho da advocacia nunca foi fácil, mas que, com trabalho e união, é possível fazer as mudanças que a classe espera. "É uma mudança que não é apenas esperada por nós, da OAB, mas pelo próprio cidadão e cidadã baiana e pelo próprio Tribunal. Então quero convidar vocês a serem agentes dessa transformação conosco", pontuou.

Ainda em seu discurso, Daniela classificou a Ordem como o resultado de homens e mulheres que, ao longo dos 90 anos, vêm construindo a história da instituição com muita credibilidade junto à sociedade civil e lutas pelo fortalecimento da advocacia.

Também destacando a importância da mobilização da classe, a secretária-geral da OAB-BA, Esmeralda Oliveira, chamou os novos e novas profissionais a participarem da Ordem. "Precisamos desmistificar a história de que a OAB é aquela coisa longe. A OAB somos todos nós. É muito importante que vocês conheçam a Ordem e procurem saber tudo que a instituição faz", disse.

Os desafios da profissão foram tema do discurso da conselheira Thaís Bandeira. Em sua fala, Thaís descreveu a advocacia como uma profissão de enfreamento. "Estamos na qualidade de advogados e advogadas enfrentando diariamente as agruras da Justiça em nome dos nossos constituídos e constituídas. Vocês, nossos e nossas colegas que chegam hoje, enfrentarão muitas batalhas na advocacia", ressaltou.

As cerimônias contaram, ainda, com a presença da vice-presidenta da Caixa dos Advogados da Bahia (CAAB), Cléia Costa, que apresentou a instição como “o lugar do exercício da solidariedade”. “A Caixa surgiu com a tarefa de cuidar do outro e, por isso, também precisa ser cuidada por todos nós”, falou.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)