Notícias

Jornal da Rádio Justiça destaca Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil

O Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, que termina amanhã (6) em Salvador, integra as comemorações dos 400 anos do Tribunal de Justiça da Bahia. No evento, será assinada a Carta de Salvador, com sugestões para a modernização e celeridade dos trabalhos da Justiça. O Jornal da Justiça traz entrevistas com vários presidentes de tribunais que participam do encontro. E mais: presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, diz que numeração única vai reduzir morosidade no Judiciário. O encontro para discutir a implantação do sistema de numeração única de processos no Judiciário reuniu cerca de 100 representantes de todos os Tribunais de Justiça do país na sede do CNJ. Saiba também: Ministério Público quer responsabilizar Petrobras e montadoras por excesso de enxofre no diesel. Jornal da Justiça, nesta sexta-feira (6), entre 6h e 8h.

Hora Legal: plano de saúde no DF é obrigado a pagar cirurgia cardíaca em recém-nascido
Uma liminar obriga o plano de saúde Golden Cross a pagar uma cirurgia no coração de um bebê que deve nascer de cesariana no dia 31 de março. Na ação, a mãe informa que a empresa se negou a custear as despesas referentes à cirurgia e à internação sob o argumento de que não teria sido cumprido o prazo de carência para a realização do parto. Quem explica é o defensor público autor da ação, Alexandre Gianni. E o Hora Legal faz uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher: a especialista em Direito Penal, Alice Bianchini, fala sobre a luta por direitos das mulheres nas últimas décadas. Nesta sexta-feira (6), às 8h.

Justiça em Movimento debate a acessibilidade
Vias e transporte públicos, escolas, lojas e supermercados: como esses estabelecimentos são preparados para serem usados por todos? Em Brasília, alguns semáforos têm sinais sonoros para orientar os cegos, mas são apenas alguns poucos espalhados pela cidade. Como os deficientes visuais podem se orientar no trânsito? Como os cadeirantes se locomovem em calçadas inclinadas, mal conservadas ou obstruídas por contêineres de lixo? E os obesos, passam facilmente pela catraca do ônibus ou se sentem confortáveis nas poltronas de avião? Afinal, o que é uma sociedade inclusiva? O Justiça em Movimento responde nesta sexta-feira (6), às 11h10.

Direito Direto pergunta: o que vale mais no mercado de trabalho, a experiência do adulto ou a vontade de aprender do inexperiente?
Uma discussão frequente: quem passa dos 40 anos de idade (homem ou mulher) no Brasil tem pouca chance de se colocar no mercado de trabalho. Experiência de adulto não ganha ponto. Já a pessoa jovem, mesmo sem experiência, leva vantagem numa seleção de investimento na capacitação profissional. Esse debate realmente tem fundamento? Direito Direto, nesta sexta-feira (6), às 15h.

Direitos da mulher trabalhadora na radionovela da Rádio Justiça
Estamos em 1932. Dulce é casada com Alfredo e, a contragosto do marido, trabalha em uma tecelagem. Nesse tempo, se apaixona pelo sindicalista Jorge e engravida dele. Ao descobrir a gravidez, a tecelagem a demite. Assim, Dulce decide reclamar seus direitos, mas, de acordo com a legislação da época, ela só pode fazer isso acompanhada do marido. A igualdade da mulher no mercado de trabalho e os primeiros direitos conquistados pela trabalhadora na década de 30 são o tema da radionovela “A Mulher de 30”, em nove horários: 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente. 

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.