Advogados pedem responsabilidade ética aos estagiários durante entrega de carteiras

Em solenidade, na tarde de ontem (6), foram entregue 70 carteiras de estagiários, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia, na Piedade. Os estudantes, que agora fazem parte do quadro de estagiários da Ordem, foram saudados pelo diretor da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESAD), Carlos Rátis.

Na saudação, Rátis falou sobre o aumento da quantidade da abertura de processos éticos contra estagiários. “É preciso que vocês, estudantes, reflitam sobre o que é ser ético e o que é ter uma conduta ética, diariamente. Isso é essencial para a formação de um bom profissional, pois desde o momento que vocês passam a integrar o quadro da Ordem, vocês passam também a ter responsabilidades”, explicou o advogado.

Durante a cerimônia, foi apresentado o livro do advogado e escritor Waldir Santos, intitulado Concurso Público – Estratégias e Atitudes. Na oportunidade Santos aproveitou para falar sobre a obra e a importância de se ter uma preparação adequada para as provas de concursos. “Todo mundo conhece alguém que se destacou na escola ou na faculdade, mas que nunca consegue ser aprovado em concursos públicos. Isso acontece por que muitas pessoas não sabem fazer provas esses tipos de avaliações, provas essas que são bastante diferentes da época do colegial. É necessário uma preparação específica”, afirmou.

A mesa, que foi presidida pelo secretário-geral da OAB-BA, Antônio Meneses, foi composta pelo diretor tesoureiro, secretário-geral adjunto e presidente da Comissão de Exame de Ordem da Casa, respectivamente, Ary Moreira, Waldir Santos e David Bellas; pelo diretor da EESAD, Carlos Rátis; pela desembargadora Maria Geraldina Sá Galvão e pelas advogadas Andréa Cintra Leone, Tereza Cristina Gantois e Maria do Carmo Freire Miranda.