CONCAD reúne advogados de todo o país em Salvador

Saul Quadros dá as boas-vindas aos presidentes das Caixas de Assistência dos Advogados de todo o país

.Fotos: Angelino de Jesus

O 17º Encontro da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados - CONCAD - começou na noite de ontem (2), no Centro de Convenções do Hotel Pestana, reunindo presidentes e diretores das Caixas de Assistência dos Advogados, diretores da Seccional baiana, conselheiros estaduais e federais da OAB, além de advogados de todo país. O evento prosegue até amanhã (4) e pretende estabelecer um marco na efetivação das propostas e metas levantadas pela Coordenação Nacional em encontros anteriores, em especial, na implementação de ações de preservação das garantias conquistadas pela classe advocatícia brasileira.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia, José Amando Sales Júnior; o coordenador geral do CONCAD, Walter Cândido dos Santos; o presidente da OAB-BA, Saul Quadros e o conselheiro federal da OAB, Durval Ramos. Os advogados baianos sentiram-se honrados com a escolha de Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia para sediar esta edição do evento. Os representantes das Caixas de Advogados de todo o Brasil estão debatendo temas como Sistema de Previdência Complementar, regulamento geral das Caixas de Assistência no Conselho Federal da OAB, assento, voz e voto aos Presidentes das CAIXAS nas reuniões de Conselhos Seccionais e Federal, Regulamentação dos Serviços das Caixas de Assistência dos Advogados, entre outros.

Paralelamente ao CONCAD, está sendo realizado o 1º CEAA – Congresso Estadual de Assistência dos Advogados, também no Centro de Convenções do Hotel Pestana. Este Congresso tem o objetivo de debater sobre a ampliação, diversificação e descentralização dos serviços e benefícios assistenciais, prestados aos advogados baianos além de democratizar a discussão em torno do papel da CAAB no Estado da Bahia.

Ante à necessidade de apresentação de novas propostas para a discussão crítica, visando analisar as suas possibilidades de implantação e debate das diretrizes que devem conduzir a CAAB nos próximos anos, o CEAA reunirá as Diretorias da CAAB e da OAB-BA, conselheiros federais e seccionais do Estado da Bahia, onde serão trazidos debatidos temas como O Papel das Caixas no Contexto Nacional e Questão Financeira das Caixas.

A Coordenação Nacional de Caixas de Assistência dos Advogados – CONCAD é um órgão do Conselho Federal da OAB e tem como missão sistematizar o trabalho das Caixas de Assistência dos Advogados em todo o país. As Caixas de Assistência, por sua vez, são órgãos regionais da OAB com autonomia para desenvolvem atividades de suporte ao exercício da Advocacia brasileira, oferecendo assistência à saúde, planos de previdência complementar, e outros benefícios.

CONCAD 2009
 Presidentes das Caixas de AssistênciasWalter Cândido dos Santos, coordenador geral do CONCAD