Vice-Presidente da OAB-BA fala sobre CNJ na Ruy Barbosa

O Vice-Presidente da OAB-BA, Antônio Menezes, ministrou palestra sobre os desafios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em ano eleitoral, na noite da última terça-feira (10), na Faculdade Ruy Barbosa (FRB), no campus Paralela. A Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-BA, Christianne Gurgel, que é professora da instituição, atuou como debatedora. A palestra fez parte da programação da V Semana Jurídica "Desafios do Brasil no ano eleitoral", promovida pela faculdade.

Durante a exposição, o Vice-Presidente falou sobre a criação e a importância do CNJ. "O CNJ é a maior preciosidade que nós temos, por isso precisamos valorizá-lo". Ele discorreu ainda sobre o Tribunal do Trabalho, prazos de sentenças, o papel do advogado na defesa dos clientes e sobre a OAB.

Christianne Gurgel fez questionamentos sobre o CNJ, e a importância da OAB na construção e atuação do Conselho Nacional de Justiça, bem como na defesa de Instituições que reforçam a democracia, a ética, a justiça e a dignidade.

A coordenadora acadêmica do curso de Direito da FRB, Juliette Robichez, falou sobre "Direito Comparado: o sistema francês". Ela disse que, no tema de Montesquieu, autor que conceitou a teoria dos Três Poderes, não existe um Poder Judiciário, mas uma autoridade judiciária. Disse ainda que, por não ter legitimidade popular, é o poder Executivo que efetua o controle externo do Juiz.

Palestra na Rui Barbosa - Fotos: Angelino de Jesus