Notícias

[Representatividade marca posse do Conselho Pleno da OAB-BA]

Representatividade marca posse do Conselho Pleno da OAB-BA

Celebrações deram início à primeira gestão da OAB-BA com duas mulheres à frente da diretoria

Em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (20), no Centro de Convenções de Salvador, tomou posse o Conselho Seccional que estará à frente da OAB da Bahia pelos próximos três anos. Devido aos protocolos de biossegurança impostos pela pandemia, a cerimônia foi realizada em formato híbrido (presencial e on-line), com transmissão pelo YouTube, e contou com as presenças dos diretores, conselheiros estaduais e federais empossados.

Participaram da solenidade, presencialmente ou de forma remota, lideranças nacionais da advocacia, presidentes de seccionais e subseções, magistrados, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de autoridades militares e das demais instituições que compõem o meio jurídico.

As celebrações deram início à primeira gestão da OAB-BA com duas mulheres na linha de frente da diretoria, além de metade do Conselho Seccional composta por conselheiras, pela jovem advocacia e advocacia negra.

À frente do novo grupo, a nova presidente da OAB-BA, Daniela Borges, agradeceu a presença de todos e reforçou o ineditismo da posse. "Pela primeira vez em 90 anos, a OAB da Bahia será presidida por mulher. Pela primeira vez em 91 anos, uma seccional terá duas mulheres na presidência e vice-presidência em uma diretoria com três mulheres. É a primeira vez também que um conselho toma posse com mais da metade dos conselheiros autodeclarados pardos ou negros e com jovens advogados com menos de cinco anos de inscrição. São muitas primeiras vezes", afirmou.

Daniela também disse que a OAB-BA será construída nos próximos três anos com representatividade e que é preciso saudar a história das mulheres que pavimentaram caminhos. "Nós, mulheres advogadas, somos herdeiras de um legado que nos foi deixado por todas as mulheres que travaram grandes batalhas para que estivéssemos nessa quadra da história", disse.

Sobre a expectativa para os próximos anos, ela disse que, tendo como inspiração aquelas e aqueles que a antecederam, encarará o desafio de conduzir a OAB-BA com o propósito de construir um novo tempo para a advocacia baiana. “O olhar adiante nos aponta para um horizonte mais esperançoso e, nesse horizonte de esperança, vamos continuar trabalhando duro para que os sonhos se transformem em realidade. Vamos caminhar juntas e juntos nesse novo tempo, trabalhando com dedicação para resgatar o orgulho da nossa classe", ressaltou.

Novo ciclo

Após três anos à frente da seccional, o ex-presidente da OAB-BA e atual conselheiro federal, Fabrício Castro, disse que sua trajetória foi marcada por muito trabalho e dedicação. "Entrego o mandato, hoje, mais humano, mais tolerante e mais fiel aos meus valores e aos valores da OAB-BA. Dentro da minha alma, fica a lição que aprendi com cada um de vocês", pontuou.

Fabrício também afirmou que, a partir de hoje, a OAB-BA inicia um novo ciclo, dirigida por Daniela Borges, "baiana retada que fez história com a paridade de gênero na OAB e fará história na seccional baiana". "Tenho certeza que esta não apenas será uma gestão disruptiva, mas dará orgulho à advocacia baiana", ressaltou.

Atual vice-presidente da OAB Nacional e conselheiro federal empossado pela OAB-BA, Luiz Viana disse que a representatividade feminina na diretoria da OAB-BA é uma conquista de todas as advogadas da Bahia. "Se existem duas conquistas que tivemos na OAB foram a paridade de gênero e cotas raciais. Foram as políticas afirmativas mais importantes que tivemos", disse.

Com opinião semelhante, o vice-presidente eleito da OAB Nacional, Rafael Horn, disse que é momento de celebrar um novo tempo na ordem, com o número de advogadas superando o de advogados. "Temos que comemorar não só a posse de Daniela, mas de outras duas mulheres na diretoria da Bahia. Se celebramos esses avanços hoje, é porque, nas eleições de 2021, a Bahia nos trouxe o primeiro resultado de vitória feminina no sistema OAB, que se disseminou pelo Brasil", disse.

Pluralidade

Também empossado na noite, o Conselho Pleno traz a pluralidade como marca registrada. Representando o órgão, a conselheira Maria Laureano Brito disse que o novo grupo reflete o espirito desta gestão, pautado na democracia, no compromisso com a representatividade e diversidade. "É um conselho composto por todos os advogados e advogadas que atuam nos rincões baianos e nos mais diversos ramos do direito", completou.

À frente da nova diretoria empossada da Caixa dos Advogados (CAAB), o presidente da entidade, Maurício Leahy, afirmou que, "ao lado de sua diretoria, Daniela terá muita coragem para liderar um conselho composto, sobretudo, pela advocacia negra, jovem advocacia e advocacia do interior", disse.

Ainda em seu discurso, Leahy destacou o papel fundamental da CAAB para a advocacia baiana e disse que Luiz Coutinho, que comandou a entidade no último triênio, foi um dos "maiores presidentes que a caixa teve em seus 75 anos de história".

Diretoria da OAB-BA

Daniela Lima de Andrade Borges – Presidente da OAB BA
Christianne Moreira Moraes Gurgel – Vice Presidente
Esmeralda Maria de Oliveira – Secretária Geral
Ubirajara Gondim de Brito Ávila – Secretário Geral Adjunto
Hermes Hilarião Teixeira Neto – Tesoureiro

Conselho Seccional

Adriano Batista
Agenor Júnior
Agnislara Castaldi
Alberto Carvalho
Alessandro Brandão
Alexandre Caetano
Ali Abutrabe Neto
Alyne Santiago
Andressa Cardoso
Antônio Neto da Lapa
Arivaldo Marques Jr
Ary Santana
Beatriz Lisboa
Beatriz Nóvoa
Betha Nova
Bruna Roldi
Carlos Medauar Reis
Carlos Sampaio
Carolina Busseni
Cinzia Barreto de Carvalho
Cláudio Melo
Corina Andrade Abreu
Dandara Amazzi Lucas Pinho
Daniela Portugal
David Bellas
Emanuela Lapa
Emerson Mangabeira
Emília Roters Ribeiro
Fabrício Bastos
Fabrício Moreira
Fabio Macedo
Fernanda Cardoso
Fernanda Ravazzano Lopes Baqueiro
Fernando Santos
France Anne Lopes Gois Nolasco
Gabriela Macêdo
Germana Pinheiro Almeida Felix
Giselle Leal
Graça Varela
Guilherme Scofield
Gumercindo Araújo
Gustavo Gois
Humberto Vieira
Ildene Martins
Jéssica Coimbra
Joana Rodrigues
João Amaral
Joeline Araújo
José Gomes Filho
Juliana Cabral
Júlio Vilela
Kerry Anne Esteves Farias
Lara Kaurk
Lara Soares
Larissa Sento Sé
Leonardo Maia
Leonardo Nuñez Campos
Lia Barroso
Lucas Macedo Silva
Luiz Gabriel Neves
Luiz Vinicius de Aragão Costa
Mailson Conceição
Marcelo Albuquerque
Marcelo Araújo
Marcos Melo
Marcos Santana
Marcus Rodrigues
Maria do Socorro Leite Rolim
Maria Luiza Laureano Brito
Maria Raimunda da Silva Oliveira
Mariane Regina Coneglian
Martone Costa Maciel
Mirela Barreto de Araújo Possídio
Neuza Silva
Osvaldo Emanuel Almeida Alves
Paulo Alberto Carneiro
Pedro Mascarenhas Lima Neto
Rafael de Medeiros Chaves Mattos
Rafael Lino
Raquel Pedreira Franco
Renata Cristina Barbosa Deiró
Riza Moreira
Roberto Cal
Ronaldo Soares
Ruy João Ribeiro Gonçalves Júnior
Sarah Barros
Saul Quadros Neto
Saulo Guimarães
Soraya Bastos
Sylvio Garcez
Tamíride Monteiro
Tereza Dória
Thais Bandeira
Thais de Faro
Tiago Assis
Viviane Vilas-Bôas
Yohana Marques

Conselheiros Federais pela OAB-BA

Fabrício Castro
Luiz Coutinho
Luiz Viana
Mariana Oliveira
Marilda Sampaio
Silvia Cerqueira

Diretoria da CAAB

Maurício Leahy – Presidente
Cléia Costa dos Santos -Vice-presidente
Ilana Campos – Secretária geral
René Viana – Secretário geral adjunto
Filipe Reis – Diretor tesoureiro
Vanessa Lopes – Diretora
Marcos Bomfim – Diretor
Juliana Camões – Diretora

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA