[Quinto Constitucional: Antônio Adonias será o novo desembargador do TJ-BA]

Quinto Constitucional: Antônio Adonias será o novo desembargador do TJ-BA

Advogado foi escolhido pelo governador Rui Costa na lista tríplice do TJ-BA

O governador Rui Costa escolheu o advogado Antônio Adonias Aguiar Bastos para ocupar a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (16). Ele foi selecionado a partir da lista tríplice escolhida pelo Tribunal, na qual ainda constavam os nomes dos advogados Carlos Magnavita e Vivaldo Amaral.

A escolha de Antônio Adonias para o a vaga de desembargador foi iniciada com a formação da lista sêxtupla, eleita por votação direta da advocacia. A votação aconteceu no último dia 13 de outubro, pela internet, em horário contínuo, permitindo aos advogados e advogadas da capital e do interior a participação através de computadores, tablets e smartphones. Adonias ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Lourival Trindade.

O processo de escolha da lista sêxtupla pela advocacia foi um sucesso, batendo recorde de candidatos, com 28 postulantes, e também de participação, com 15.977 votantes em todo o estado. Foram escolhidos, por ordem de votação, os advogados Germana Pinheiro, Antônio Adonias, Carina Canguçú , Carlos Magnavita, Vivaldo Amaral e Josemita Rebouças. A lista foi homologada pelo Conselho Pleno da OAB-BA no dia seguinte, 14 de outubro, e foi entregue pela presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, ao presidente do Tribunal, desembargador Nilson Castelo Branco, no dia 17 de outubro.

A OAB da Bahia manteve a tradição de escolha democrática da lista sêxtupla, decidindo a lista pelo voto direto da advocacia baiana pela quinta vez consecutiva, e avançou em representatividade, fazendo a primeira lista sêxtupla da história da Seccional que contou com paridade de gênero e cotas raciais.  A paridade e as cotas foram propostas pela atual gestão da OAB-BA e aprovadas pelo Conselho Pleno da instituição em julho deste ano.

A presidenta Daniela Borges parabenizou Adonias e toda a advocacia: “Em nome da OAB da Bahia, quero parabenizar Antônio Adonias, que tem tantos serviços prestados à advocacia e à OAB, e a todos os outros advogados e advogadas que participaram do processo de formação da lista, como seja como candidatos ou eleitores. Entregamos uma lista da qual a advocacia baiana pode se orgulhar, com paridade de gênero, cotas raciais e recorde de participação”.

Currículo

Advogado e professor, Antonio Adonias é formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e tem mais de 20 anos de dedicação à área jurídica, tanto na advocacia, quanto na docência e na produção acadêmica.  Natural de Salvador,  é casado e tem uma filha.

Possui mestrado e doutorado pela UFBA, onde atua como professor efetivo e concursado desde 2011. Tem especialização na área de  Direito Processual pela Universidade do Salvador (UNIFACS), é professor da Faculdade Baiana de Direito e de pós-graduação lato sensu em diversas instituições de ensino do país. Tem ainda formação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UFBA, mas desde que se formou dedica-se exclusivamente ao Direito.

Foi diretor e presidente da seccional baiana do Centro de Estudos das Sociedades de Advocacia (CESA), é membro do Conselho Superior do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB) e possui uma extensa lista de serviços prestados à advocacia no Sistema OAB:

2019/2021 – Conselheiro Federal da OAB
Presidente da Comissão Permanente de Acesso à Justiça.
Integrante da Comissão Nacional Eleitoral.
Membro do Grupo de Trabalho do CNJ para contribuía com a modernização e efetividade da atuação do Poder Judiciário nos processos de execução e cumprimento de sentença, excluídas as execuções fiscais.

2016/2018 - Conselheiro Federal.
Secretário Geral da Comissão Nacional de Mediação.
Membro da Comissão Especial de Análise da Regulamentação do Novo Código de Processo Civil.

2013/2015 - Diretor da OAB da Bahia.
Secretário Geral Adjunto.
Corregedor Seccional.
Presidente da 2º Câmara da Seccional.
Secretário do Órgão Especial.

2010/2012 - Conselheiro Seccional da OAB da Bahia.
Integrante do Órgão Especial da Seccional.
Integrante da 1º Câmara da Seccional.
Presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira.

2007/2009 - Diretor da Caixa de Assistência ao Advogado da Bahia(CAAB).
Diretor Secretário da Escola Superior de Advocacia (ESA).

2002/2003 - Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB da Bahia.
Vice-Presidente interino da Comissão em 2002.