Programa Integrar: Ministro Gilmar Mendes encerra trabalhos do CNJ no Piauí

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, participará, neste domingo (26/04),em Teresina (PI) da programação de encerramento dos trabalhos do Grupo Volante de Apoio à Justiça, agora denominado Programa Integrar. Na ocasião, o ministro visitará a Casa de Justiça e Cidadania do Piauí, onde participará da instalação do Núcleo de Advocacia Voluntária.

O ministro Gilmar Mendes estará presente na instalação da biblioteca (com acervo físico e virtual) no Núcleo de Advocacia Voluntária e na abertura da exposição do STF no mesmo local. O presidente do CNJ também visitará a Vara de Fazenda, instalada no prédio do Tribunal de Justiça. Outra medida que tem o apoio do CNJ e será efetivada no Estado é a inauguração das novas instalações do Fórum Criminal.

No domingo, a equipe do Programa Integrar, que foi designado pelo CNJ para aprimorar o funcionamento da Justiça no Piauí, fará a apresentação do relatório sobre o período em que permaneceu no Estado. O grupo Integrar é formado por 13 pessoas, coordenado pela juíza auxiliar da presidência do CNJ Maria da Conceição da Silva Santos, com o auxílio do juiz Paulo Tamburini, também juiz auxiliar do CNJ. A equipe chegou ao Estado no dia 9 de março e introduziu medidas de modernização e otimização de rotinas na estrutura do Judiciário piauiense.

Mutirão processual – Na programação do ministro Gilmar Mendes em Teresina, está o encerramento do mutirão processual que o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) realiza com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos dias 24, 25 e 26. O objetivo é agilizar o julgamento das ações com audiências de conciliação e reduzir o estoque de processos da justiça estadual. A expectativa é de que pelo menos mil processos sejam analisados. A análise do processo será feita com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil - PI e da Defensoria Pública.