[Posse da diretoria da OAB de Itabuna reúne advocacia da região]

Posse da diretoria da OAB de Itabuna reúne advocacia da região

Solenidade aconteceu nesta quinta (31) e foi conduzida pela presidenta da OAB-BA, Daniela Borges

A nova diretoria da OAB de Itabuna tomou posse nesta quinta-feira (31). Nos próximos três anos, a instituição será dirigida pelo presidente Rui Carlos Rodrigues, pela vice Nataja do Vale, secretário-geral Marcos Antônio Júnior, secretária adjunta Mariana Vila Flor e tesoureiro Willekson Costa.

A solenidade aconteceu na sede da subseção e reuniu a advocacia da região. Estiveram presentes a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, a secretária-geral da seccional, Esmeralda Oliveira, o tesoureiro Hermes Hilarião, os conselheiros federais Luiz Viana e Fabrício Castro, os conselheiros Lara Kauark, Carlos Medaur e Guilherme Scofield, a presidenta da OAB Jovem, Sarah Barros, o ex-presidente da subseção de Itabuna Edmilton Carneiro, a ex-vice-presidenta da OAB de Itabuna Aline Gomes, os presidentes das subseções de Valença, Alcides Bulhões, de Ibicaraí, Daniel Guedes, de Feira de Santana, Raphael Pitombo, de Vitória da Conquista, Luciana Silva, de Ilhéus, Jacson Curpetino, de Teixeira de Freitas, Daniel Moraes, e o representante do Tribunal de Ética e Disciplina e ex-tesoureiro da Subseção de Itabuna, Ruy Nepomuceno.

Representando a Caixa dos Advogados do Brasil (CAAB), participaram o presidente da entidade, Maurício Leahy, a vice Cleia Costa, o secretário-geral René Viana, o tesoureiro Filipi Abreu e os diretoras Vanessa Lopes e Juliana Camões, além da delegada da CAAB na subseção de Itabuna, Larissa Vieira, e do coordenador de delegados da CAAB, Carlos Frederico Ico Oliveira.

Também estiveram presentes o prefeito do município de Buerarema, Vinicius Ibrann Dantas Andrade Oliveira, o vice-prefeito de Itabuna, Ederson Bruno, o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia José Batista Júnior, o promotor do Ministério público de Itabuna, Rafael Piton, o ex-presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas da Bahia (ABAT) Carlos Alberto Tourinho, a delegada da ABAT Aline Gomes, o  major do Conjunto Penal de Itabuna, Adriano Valério, o diretor adjunto do Conjunto Penal, Bernardo Dutra, representantes da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) Ícaro Emanoel Vieira Barros de Freitas, da Rotary Itabuna Sul José Celso Santana, do Lions Clube Itabuna Raimunda Crispim, do Sindicato dos Comerciários Amanda Conceição, da Loja Maçônica Areópago Itabunense Ubirajara Nascimento e da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC) Vinicius Ibrann.

Representando a seccional, a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, parabenizou a nova diretoria empossada da subseção e reafirmou seu compromisso com a advocacia de Itabuna. "Estaremos juntos em todas as lutas, nas alegrias e tristezas, trabalhando incansavelmente por cada advogada e advogado da região. É a OAB por toda a Bahia", salientou.

Emocionado, o presidente da OAB de Itabuna, Rui Carlos Rodrigues, agradeceu a confiança dos colegas e disse que sua subseção estará de portas abertas, porque “a OAB não é apenas a casa do povo, ela é o próprio povo, a quem serve, honra e se empenha por dias melhores”. "Estejam absolutamente convictos de que essa gestão cumprirá sua missão sagrada em defesa do bem comum, da justiça social e da manutenção do Estado Democrático de Direito", completou.

O conselheiro federal Fabrício Castro destacou a importância de a nova diretoria de Itabuna ratificar seu compromisso com os valores da OAB, como a defesa da liberdade, da democracia e das prerrogativas da classe. "Para construir uma OAB de verdade, o dirigente de Ordem precisa incorporar esses valores", reforçou.

Também presente à solenidade, o conselheiro federal Luiz Viana fez seu discurso voltado ao golpe militar de 64. Ele lembrou que há exatos 58 anos a ditadura era instaurada no Brasil e disse que o Brasil não quer repetir o passado. "A gente não quer repetir o 31 de março do golpe militar. Hoje, estamos podendo empossar a nova diretoria de Itabuna, porque ela foi legitimada nas urnas. Só a democracia nos dá essa garantia", ressaltou.

A cerimônia contou, ainda, com a presença do presidente da Caixa dos Advogados da Bahia (CAAB), Maurício Leahy, que reafirmou o compromisso da entidade com a advocacia do interior. "Saiba que sempre poderão contar com a Caixa. Estaremos lado a lado para construção de um futuro melhor para advocacia", concluiu.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)