Notícias

[Pluralidade marca posse do Conselho Seccional da OAB-BA]

Pluralidade marca posse do Conselho Seccional da OAB-BA

Foram empossados 125 conselheiros e conselheiras de toda a Bahia. Cerimônia contou com as presenças do prefeito de Salvador, Bruno Reis, e do presidente do CFOAB, Beto Simonetti

Em solenidade realizada na noite desta sexta-feira (21), tomou posse o Conselho Seccional que estará à frente da OAB da Bahia pelos próximos três anos. A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções de Salvador, com transmissão pelo YouTube, e contou com as presenças dos diretores e conselheiros seccionais empossados.

Marcado pela pluralidade, o novo Conselho Seccional da OAB é composto por 125 conselheiros e conselheiras de toda a Bahia, tendo metade de representantes femininas e grande participação da advocacia negra, superior aos 30% exigidos pela política de cotas raciais da OAB.

Participaram da solenidade o prefeito de Salvador, Bruno Reis; o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, acompanhado de toda a diretoria do Conselho Federal da OAB; lideranças estaduais da advocacia; presidentes de seccionais e subseções; conselheiros federais da OAB; magistrados e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo; além de autoridades militares e das demais instituições que compõem o Judiciário baiano.

Em seu segundo mandato, a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, agradeceu a presença de todos e falou que o tempo é de esperança, de semear novos rumos e de manter a esperança na busca por boas colheitas. "Somos muitos e muitas com um propósito comum, que é a busca pela justiça na defesa dos interesses legítimos de pessoas. Somos a voz da cidadania e, enquanto houver desigualdade, violência e exclusão, estaremos nós nas trincheiras, lutando por dias melhores", disse.

Daniela também fez um balanço da sua caminhada ao longo dos últimos três anos à frente da seccional, destacando o trabalho coletivo dos colegas. "Ao encerrarmos esse primeiro ciclo, fica a certeza de que nossa união, em prol das causas comuns, foi essencial para o resultado que entregamos em busca de uma justiça mais célere, com mais juízes e servidores. Tivemos também um trabalho muito importante em prol da advocacia do interior. Foram muitos avanços em defesa da advocacia baiana", destacou. 

Sobre a expectativa para os próximos anos, ela disse que, se no cenário amplo, a bandeira será a busca pela paz e igualdade, no cotidiano da advocacia, a nova diretoria da OAB-BA lutará por dias com maior eficiência no cenário de justiça, com elevados padrões éticos e absoluta transparência dentro das instituições. 

"Lutaremos pela efetividade da plena ordem constitucional e seus princípios fundamentais, com especial atenção ao devido processo legal e ao direito de defesa. Trabalharemos incansavelmente pela democracia do acesso à Justiça, cuidando das prerrogativas que são a nós reservadas. Assumimos, ainda, o compromisso em defesa dos honorários e do piso salarial e utilizaremos a tecnologia para chegar melhor e mais perto do advogado", pontuou.

Representando o CFOAB, Beto Simonetti disse que a Ordem seguirá lutando legitimamente por todas as pautas que interessam a advocacia, sendo a mais atual a preservação das sustentações orais. "Temos feito o enfrentamento honesto e o diálogo altivo, pois este é um enfrentamento que se faz necessário para preservar a voz da cidadania. E eu não posso passar pela Bahia, sem repetir uma frase que tomou conta da advocacia: vídeo gravado não é sustentação oral!", ressaltou.

Em nome do Município de Salvador, o prefeito Bruno Reis disse que sente muito orgulho da advocacia e que reconhece a importância do trabalho da classe. "O advogado defende o cidadão, defende seus direitos, defende as pessoas que precisam do serviço jurisdicional. Então estou de portas abertas, na condição de prefeito, para a gente ampliar essas parcerias", destacou.

Bruno também aproveitou o momento para direcionar a Beto Simonetti a candidatura da capital baiana para sediar a Conferência Nacional da OAB do próximo ano. "Meu presidente, Salvador, que já realizou a Conferência Nacional da Magistratura, do Ministério Público, da Jovem Advocacia, é candidata, em 2026, para realizar a Conferência Nacional da OAB", disse.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, que representou o Governo do Estado, reforçou a Beto Simonetti a candidatura de Salvador à Conferência Nacional da OAB e disse que a assunção de Daniela à OAB-BA, junto com essa geração que ela representa, de mulheres e homens da advocacia baiana, tem contribuído para restituir aos baianos e baianas um lugar que lhes é devido no pensamento jurídico brasileiro.

Assistência para advocacia

Na ocasião, também foi realizada a posse festiva das diretorias da OAB-BA e da Caixa dos Advogados da Bahia (CAAB), que, desde o dia 3 de janeiro, estão oficialmente à frente das instituições. 

À frente da nova diretoria empossada da Caixa dos Advogados (CAAB), o presidente da entidade, Maurício Leahy, disse que, reconhecendo o trabalho dos que a antecederam, a última gestão da Caixa buscou, de forma humilde, deixar um legado de importantes contribuições para a classe. "Nos últimos anos, caminhamos juntos e semeamos a construção de um novo tempo, sempre motivados e mantendo um forte espírito de união. Garantimos mais inclusão e representatividade com a paridade de gênero e cotas raciais, atendemos demandas histórias e ampliamos a participação da OAB no interior", disse.

Para os próximos anos, Leahy afirmou que, sob a liderança de Daniela Borges e Beto Simonetti, a CAAB seguirá nas trincheiras, participando ativamente das lutas em defesa da advocacia e da cidadania. "Nosso objetivo é lutar por uma advocacia cada vez mais forte, respeitada e valorizada. A nossa missão é zelar pela Constituição e pela ordem jurídica do Estado Democrático de Direito", ressaltou.

Compõem a diretoria da OAB-BA, além de Daniela, o vice-presidente Hermes Hilarião; a secretária-geral Cléia Costa; o secretário-geral adjunto Raphael Pitombo; e diretor tesoureiro Daniel Moraes, e da CAAB, além de Maurício Leahy; a vice-presidente Renata Deiró; a secretária-geral Ilana Kátia; secretário adjunto René Viana; e tesoureiro Marcos Bonfim; além dos diretores Carolina Orrico, Juliana Camões e Ronaldo Soares.


Conselho Seccional da OAB-BA (Triênio 2025-2027)

ADRIANO FERREIRA BATISTA DE SOUZA
ALCIDES EMANOEL ESPÍNDOLA BULHÕES
ALICE MARIA CAVALCANTI CINTRA
ALLAH NASCIMENTO SILVA MUNIZ DE GOES
ANA BEATRIZ LISBOA PEREIRA 
ANA CAROLINA ALVES BARRETO
ANA PAULA MOREIRA GÓES
ANDRÉ ELBACHÁ VIEIRA
ANDRÉ LUIZ QUEIROZ STURARO
ANDRESSA DE ALBUQUERQUE CARDOSO FONSECA
ÂNGELO RAMOS PEREIRA
ANNA CARLA MARQUES FRACALOSSI
ANTÔNIO MAGALHÃES LISBOA FILHO
ARY CLEVISTON ALMEIDA DE SANTANA
BEATRIZ NÓVOA MARQUES
BETÂNIA ROCHA RODRIGUES
BETHA BRITO NOVA
BRUNA ROLDI GIARETTON
CAIO MOUSINHO HITA
CAMILA DIAS DOS SANTOS CARNEIRO
CARLOS FREDERICO ICO OLIVEIRA
CARLOS ALBERTO MEDAUAR REIS
CARLOS WILSON SALES COSTA
CAROLINA BUSSENI BRANDÃO
CELSO VASQUES DOS REIS PORTELLA FILHO
CIBELE GOMES DE QUEIROZ
CLAUDIO FERREIRA DE MELO
CINTHYA VIANA FREIRE FINGERGUT
DANIELA CARVALHO PORTUGAL
DANIELLA MIRANDA SANTOS
DANIELE SILVA BARBOSA
DAVID BELLAS CÂMARA BITTENCOURT
DAVID ROLDAN VILASBOAS LAMA
DEBORAH TALLINE SILVA CARVALHO
DELBO AUGUSTO SILVA CORADO
EDUARDO RODRIGUES DE SOUZA
ELIANE CRISTINA MACÊDO DOS SANTOS 
EMANUELA POMPA LAPA 
EMÍLIA DOMINGUES DONATO BONFIM 
ESDRAS FERREIRA SANTOS SILVEIRA
ESEQUIAS PEREIRA DE OLIVEIRA SEGUNDO 
ESMERALDA HALANA DA COSTA SANTANA
EVANY CANDIDA VIEIRA DOS SANTOS
EVERARDO LIMA RAMOS JÚNIOR 
FABRÍCIO BASTOS DE OLIVEIRA
FABRÍCIO MOREIRA SANTOS
FABRÍCIO GHIL FRIEBER
FILIPE CAMPOS GARBELOTTO
FELIPE AUGUSTO SANTIAGO GUIMARÃES
FERNANDA PEREIRA QUEIROZ
FERNANDA SOUZA CARDOSO
FILIPE DE ABREU REIS
FLORISVALDO PASQUINHA DE MATOS FILHO
FRANCE ANNE LOPES GÓIS NOLASCO
GABRIELA SEPÚLVEDA SOBRINHO
GABRIELA BRAGA MACÊDO
GABRIELA DE CARVALHO MELO PITA ARAÚJO
GABRIELLA DE JESUS MARINHO
GUSTAVO DE GÓIS SOUZA
HENRIQUE ANTÔNIO DE ARRUDA MARTINS
HUMBERTO GRAZIANO VALVERDE
IBSEN NORONHA FERNANDES
ISIS BARRETO FEDULO FRANCO
JANAINA DE SOUSA BASTOS
JAQUES DOUGLAS GARAFFA
JÉSSICA COIMBRA SANTOS
JOÃO ALVES DO AMARAL
JOANA RÊGO SILVA RODRIGUES
JOEL NUNES VICTÓRIA JÚNIOR
JOELINE ARAÚJO SOUZA
JONATA WILLIAM SOUSA DA SILVA
JOSÉ ANTÔNIO DOS SANTOS
JUSSARA MARIA SANTOS DE SOUZA
KARINA CALIXTO DE MATTOS
KERRY ANNE ESTEVES FARIAS
LARA KAUARK SANTANA
LARA RAFAELLE PINHO SOARES
LARISSA SENTO SÉ ROSSI
LEANDRO LOPES DE CASTILHO FONTOURA
LEONARDO MENDES CRUZ
LUCAS BALDOINO ROSAS BIONDI
LUCIANA RODRIGUES VIEIRA LOPES
LUIS VINICIUS DE ARAGÃO COSTA
LUISE SILVA DE JESUS ALVES
LUIZ GABRIEL BATISTA NEVES
MAILSON CONCEIÇÃO DE JESUS
MAÍRA SANTANA VIDA
MÁRCIA GISELE ROLIM CERQUEIRA
MARCOS BARROSO DE OLIVEIRA
MARCOS FONTES DE AMORIM E SANTANNA
MARCUS JOSÉ ANDRADE DE OLIVEIRA
MARCUS VINICIUS BARRETO SERRA JÚNIOR
MARCUS VINICIUS FIGUEIREDO DE SOUSA RODRIGUES
MARIA AMÉLIA MACIEL MACHADO
MARIA DANTAS DE ARGOLO DA SILVA
MARIA DA GRAÇA BELLINO DE ATHAYDE DE ANTUNES VARELA
MARIA SAMPAIO DAS MERCÊS BARROSO
MARIA RAIMUNDA DA SILVA OLIVEIRA
MARLUZI ANDREA COSTA BARROS
MICHELINE FLORES PORTO DIAS
MURILO AUGUSTO RODRIGUES MOREIRA
OSMAR SANTOS PALMA BATISTA
PAULO ALBERTO CARNEIRO DA COSTA FILHO
PAULO DE TARSO BRITO SILVA PEIXOTO
RAFAEL LINO DE SOUSA
RAFAEL MENEZES TRINDADE BARRETTO
RAQUEL CARNEIRO SANTOS PEDREIRA FRANCO
RENATA LINS AZI
RIZA NATÁLIA MOREIRA ALVES DA SILVA
ROBERTO CAL ALMEIDA FILHO
SARAH BARROS GALVÃO
SIMONE RIBEIRO LOPES DE AZEVEDO
TÂMARA COSTA MEDINA DA SILVA
TAMIRIDE MONTEIRO LEITE
TEREZA CRISTINA GUERRA DÓRIA
THYARA GONÇALVES NOVAIS
UBIRAJARA GONDIM DE BRITO ÁVILA
VAGNER BISPO DA CUNHA
VALTER GUILHERME COSTA DE ALMEIDA
VINICIUS MEIRA DANTAS
VINICIUS OLIVEIRA SANTOS
VIVIAN VASCONCELOS DOS REIS SANTOS
WAGNER VELOSO MARTINS
YVES VASCONCELOS FREIRE
ZAQUEU SOARES MUNIZ

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)