Notícias

[OAB-BA realiza primeira sessão do Conselho Pleno de 2025]

OAB-BA realiza primeira sessão do Conselho Pleno de 2025

Solenidade aconteceu na manhã desta sexta (21), antecedendo cerimônia de posse dos novos conselheiros para o triênio 2025-2027, que acontece logo mais, às 17h30

Os 125 novos conselheiros e conselheiras seccionais para triênio 2025-2027 participaram da primeira sessão do Conselho Pleno da OAB-BA deste ano. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta (21), no auditório da seccional, antecedendo o evento que será promovido pela seccional, logo mais, às 17h30, no Centro de Convenções de Salvador, para comemorar a posse do novo Conselho Seccional para o triênio 2025-2027.

Saudando os colegas, Daniela colocou-se à disposição de todos e todas e destacou a importância do Pleno. "O que a gente tem, aqui, é a representação de toda a Bahia, e vocês são porta-vozes dessa representação. E todos, aqui, estamos imbuídos em recebê-los da melhor forma possível. Podem contar conosco e com toda a diretoria para caminharem juntos no Conselho", pontuou.

Representando o Conselho Pleno, o conselheiro Adriano Batista saudou os colegas e falou sobre a responsabilidade e a alegria de integrar o grupo. "É uma felicidade compor, mais uma vez, esse Conselho sob a liderança da presidenta Daniela", destacou.

Ainda na sessão, foram referendados os nomes dos novos diretores do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-BA. São eles a presidenta Emília Roters Ribeiro; o vice-presidente João Alves Amaral; o secretário-geral Alexandre da Silva Medeiros Santos; e os diretores Ana Beatriz Lisboa Pereira e Fabricio Moreira Santos.

Também foi aprovada uma alteração no Regimento Interno da OAB-BA para aumentar o número de membros das Câmaras e Órgão Especial da seccional. Conforme explicou o membro da Comissão de Alteração Regimento Interno da OAB-BA, Luís Vinícius Aragão, o aumento acontece em decorrência da ampliação do número de conselheiros e conselheiras, aprovada no ano passado.

"A proporcionalidade do Conselho é dada conforme a quantidade de advogados inscritos na Ordem, sendo que cada conselheiro e conselheira deve contribuir com seu trabalho nas Câmaras. Como, no ano passado, houve um aumento do numero de conselheiros, temos que reajustar o número de membros das Câmaras e Órgãos Especiais", explicou Luís Vinícius.

De acordo com a alteração, o Órgão Especial, que tinha 20 membros titulares e 11 suplentes, passa a contar com 24 titulares e 14 suplentes. A Câmara de Direitos e Prerrogativas passa de 14 para 17 titulares e de nove para 11 suplentes.

O número de representantes das demais Câmaras também foi atualizado. A Primeira Câmara passa a contar 10 membros efetivos e sete suplentes; a Segunda com 18 efetivos e nove suplentes; e a Terceira com 18 efetivos e oito suplentes. 

Além da ampliação, também foram aprovados os nomes dos conselheiros que ocuparão cada Câmara e o Órgão Especial e referendados os nomes dos presidentes de cada órgão. À frente da Câmara de Prerrogativas está a presidenta Daniela Borges; da Primeira Câmara está a secretária-geral Cléia Costa; Segunda Câmara, o secretário adjunto Raphael Pitombo; e Terceira Câmara, o diretor tesoureiro Daniel Moraes. Emília Ribeiro preside o Órgão Especial.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)