Notícias

[OAB Bahia reúne advocacia em ato inter-religioso na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos]

OAB Bahia reúne advocacia em ato inter-religioso na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Marcado pela fé e emoção, ato deu início aos eventos em comemoração à posse do novo Conselho Seccional da OAB-BA

Um dos principais ícones religiosos de Salvador, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, foi o cenário de um ato inter-religioso celebrado pela OAB Bahia nesta quarta (19), às 17h30. Aberto ao público, o evento marcou o início das comemorações da posse do novo Conselho Secional, cuja solenidade oficial será realizada nesta sexta (21), às 18h30, no Centro de Convenções de Salvador. 

Com a presença de diretores e conselheiros da OAB-BA, o ato serviu como um momento de agradecimento e reflexão e foi marcado pela emoção e fé dos advogados e advogadas que estiveram presentes. 

"Estamos iniciando, hoje, os eventos da nossa posse do triênio 2025-2027 e não poderíamos começar de uma forma melhor, que não fosse com esse belíssimo ato inter-religioso no Pelourinho, pedindo as bênçãos para esse triênio e para essa gestão, para que a gente possa, nos próximos três anos, fortalecer e valorizar ainda mais a advocacia baiana", disse a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges.

O vice-presidente da seccional, Hermes Hilarião, destacou que o ato marca o início da posse solene e dos trabalhos que serão desenvolvidos ao longo do triênio. "Neste sentido, pedimos bênção para que a gente possa realizar um excelente trabalho em defesa da advocacia e em defesa da sociedade, cuidando, acima de tudo, de cada advogado e advogada em todo estado da Bahia", conclamou.

A secretária-geral Cléia Costa disse que o ato foi construído por muitas mãos. "Ele foi idealizado desde o momento em que se implantou a Comissão de Liberdade Religiosa da OAB-BA, como uma forma de dizer para a sociedade que interessa respeitar as escolhas religiosas e combater a intolerância que agride interesses personalíssimos", pontuou.

O secretário adjunto Raphael Pitombo aproveitou o momento para pedir proteção e espiritualidade para a classe. "Que a gente possa fazer um triênio de grande sucesso para toda advocacia baiana", completou.

Representando a Caixa dos Advogados (CAAB), o presidente Maurício Leahy também pediu bênçãos e desejou um triênio de sucesso e muito êxito.

O ato contou, ainda, com as participações de sacerdotes e sacerdotisas de várias religiões, que abençoaram a advocacia. São eles Ítalo Lago dos Santos Santiago, babalorixá do Ilê Obá; Luiz Carlos Penteado Júnior; missionário da Igreja Adventista do 7º Dia; Márcia Maria Ferreira Lima, iyá Márcia d'Ògún; Jaciara dos Santos Ribeiro, ialorixá do Axé Abassá de Ogum; Sônia Gomes Mota, pastora da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil.

Também participaram Equede Sinha Azevedo, Equede de Oxóssi do Terreiro da Casa Branca; Tatá Ricardo Tavares, sacerdote do Terreiro de Lembá;  Sheikh Ahmad, líder da comunidade islâmica da Bahia; Maria Lúcia Santana Neves, mameto Kya Nkise do Terreiro São Jorge Filho da Goméia; Padre Lázaro Muniz, capelão da Irmandade Rosário dos Pretos; Padre Mossi Kuami Anoumou, assistente eclesiástico da Pastoral Afro Combonianos; José Raimundo Troccoli, Pai Raimundo de Xangô; e Gicélia Cruz, pastora.

Localizada no Largo do Pelourinho, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos se destaca por sua arquitetura imponente e pelo rico patrimônio histórico, que preserva a memória da resistência e da fé afro-brasileira. A igreja é um marco da confluência de crenças, com tradição católica permeada por elementos da religiosidade africana, refletindo a fusão das culturas que deram origem ao povo baiano.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)