Notícias

OAB-BA volta a defender Pacto pela Justiça em cerimônia para novos advogados

Sugerido pela OAB-BA ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Ângelo Coronel (PSD), no último dia 18, o Pacto pela Justiça voltou a ser defendido pela vice-presidente da entidade, Ana Patrícia Dantas Leão, em cerimônia de entrega de carteira realizada na tarde da última terça-feira (02/05), no auditório da seccional. Articulado entre os três poderes e a OAB-BA, como forma de evitar o possível fechamento de comarcas no interior e melhorar a prestação jurisdicional no estado, o pacto, segundo a vice-presidente, é uma medida “urgente”, que precisa de “esforço coletivo”.

“A OAB da Bahia entende que o problema do Judiciário baiano, que é um dos piores do país, é um problema de estado e que, portanto, não tem solução isolada. Por isso decidimos propor esse pacto, com as presenças do governador do estado, presidente da Assembleia Legislativa e presidente do TJ, para fazermos com que todos os poderes se reúnam e encontrem uma solução para a nossa Justiça, como a nomeação de novos magistrados e servidores, por exemplo”, explicou Ana Patrícia.

Ainda na solenidade, que contou com a presença de 50 advogados, a oradora Dervana Coimbra, conselheira seccional, falou sobre a atual crise política do Brasil e a necessidade da participação da classe na mudança do cenário. “A nossa constituição federal tem sido vítima dos mais diversos ataques. O Estado, por ela preconizado, está cada vez mais distante do povo. Precisamos, portanto, que nos ajudem a garantir o cumprimento da nossa constituição e nossas leis e que atuem com a dignidade dos profissionais que honram a nossa a classe”, destacou.

Na mesma tarde, durante uma segunda solenidade de entrega de carteira a 40 advogados, o conselheiro seccional Eliel Teixeira também falou sobre a importância da moral e da perseverança no exercício da profissão. “Na advocacia, precisamos ser éticos e defender o interesse do cliente com altivez, sendo corretos com a parte contrária. Só assim a nossa profissão será exercida de forma plena, com conhecimento, seriedade, confiança e, principalmente, coragem”, ressaltou.

Participaram das cerimônias o secretário-geral adjunto da OAB-BA, Pedro Nizan Gurgel, a tesoureira, Daniela Borges, a integrante da OAB Jovem Camila Coutinho, a vice-presidente da Associação dos Procuradores do Estado da Bahia  (APEB), Cristiane Guimarães, e o advogado Constantino Palmeiras.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)