Notícias

[OAB-BA realizou nova blitz no Fórum do Imbuí]

OAB-BA realizou nova blitz no Fórum do Imbuí

Presidenta Daniela Borges acompanhou a Comissão de Juizados Especiais na apresentação de pleitos da advocacia

A presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, o tesoureiro Hermes Hilarião e a Comissão de Juizados Especiais, presidida por Rod Macedo, realizaram na manhã desta terça-feira (23), uma blitz no Fórum do Imbuí com o objetivo de tratar das demandas passadas diariamente à Ordem pela advocacia, além de dar retorno aos advogados e advogadas sobre os encaminhamentos realizados na blitz do primeiro semestre de 2022. 
 
Como desdobramento da blitz, a Comissão de Juizados Especiais foi à Coordenação dos Juizados Especiais (COJE) do TJBA protocolar oito ofícios contendo reclamações da advocacia baiana. Dentre elas, uma proposta de alteração do regimento interno das turmas recursais, além de questões relativas ao agendamento e atendimento por parte das varas e gabinetes de primeiro e segundo grau das turmas recursais. 
 
Destacando o trabalho da Comissão de Juizados Especiais, a presidenta Daniela Borges deu ênfase ao compromisso da sua gestão com as prerrogativas e os direitos da advocacia: "Estamos, em mais uma ação da OAB-BA no mês da advocacia, presentes nos Juizados Especiais Cíveis, onde uma boa parte da advocacia atua cotidianamente - em especial as jovens e os jovens advogados -, atuando a partir de um compromisso permanente da nossa gestão em garantir as condições de trabalho adequadas e o respeito às prerrogativas da advocacia".  
 
A presidenta Daniela Borges destacou, ainda, a importância dos Juizados para a sociedade: "Os Juizados Especiais são muito importantes no Brasil, pois dão ao cidadão e à cidadã uma oportunidade de acesso à Justiça em um país que ainda registra tantos graus de desigualdade, com uma população tão carente. Também é uma preocupação e um compromisso da nossa gestão o trabalho constante em função das melhores condições de acesso à Justiça por toda a sociedade, considerando a necessidade de termos um Judiciário focado no propósito da entrega da prestação jurisdicional", completou.  
 
Rod Macedo, presidente da Comissão de Juizados Especiais, avaliou a segunda blitz deste ano no Fórum do Imbuí: "O saldo foi muito positivo, pois além de trazermos novas reclamações que chegam através dos relatos da advocacia que milita nos Juizados cotidianamente, ainda fizemos um balanço dos compromissos assumidos pelas varas e gabinetes quando da primeira blitz. Como desdobramento da blitz, procedemos com o protocolo de oito ofícios dirigidos à COJE, levando pleitos da advocacia, como uma proposta de alteração do regimento para a garantia das sustentações orais e também a  necessidade de uniformização dos agendamentos para atendimento dos advogados em geral", completou.

 

(Foto: Angelino de Jesus - OAB/BA)