[OAB-BA lança Prêmio Jorge Lima de Direito do Trabalho]

OAB-BA lança Prêmio Jorge Lima de Direito do Trabalho

Com inscrições abertas até 23/03/2022, a 1ª edição do prêmio contemplará os melhores trabalhos produzidos sobre Reforma Trabalhista no Brasil

Com o objetivo de homenagear o advogado Jorge Lima, uma das maiores referências na área trabalhista da Bahia, a OAB da Bahia lançou, nesta quinta (24), o edital do Prêmio Jorge Lima de Direito do Trabalho. Em sua primeira edição, o prêmio contemplará os melhores trabalhos produzidos sobre o tema "Reforma Trabalhista no Brasil". As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo página do prêmio até dia 23 de março deste ano.

Segundo a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, a expectativa da iniciativa é eternizar a memória do colega, que marcou a história da advocacia e deixou saudade com sua partida prematura. "Além de ter nos inspirado, Jorginho foi uma referência para todos nós,  não só na Bahia, mas em todo Brasil. Muito querido entre os amigos, ele sempre se destacou pelo trabalho e competência", pontuou.

Para o idealizador do prêmio, o secretário adjunto da OAB-BA, Ubirajara Ávila, essa foi uma forma que a Seccional criou para homenagear um dos maiores nomes do Direito do Trabalho. "Jorge realmente era uma liderança, uma pessoa espetacular e um advogado excepcional. Foi nosso colega no conselho e ocupou outros tantos cargos em instituições importantes”, ressaltou.

O prêmio contemplará os três primeiros colocados com um iPhone 13 (1º lugar), Computador All in One Dell Inspiron 24 (2º lugar), e Notebook (3º lugar). A divulgação do resultado acontecerá no dia 12 de maio de 2022, em local a ser definido pela Seccional.

Uma vez realizada a inscrição, os trabalhos deverão ser enviados posteriormente, até o dia 1º de maio, pelo e-mail [email protected]. Para participar, a advogada ou advogado tem que estar adimplente com as anuidades e em pleno exercício profissional.

Apesar de não concorrerem à premiação, estudantes e demais operadores do direito, como magistrados, procuradores e promotores, também poderão realizar inscrição e ter seus trabalhos divulgados em livros, revistas ou jornais vinculados à OAB-BA,  em caso de aprovação pela banca examinadora e a critério da própria OAB-BA.

Serão observados os seguintes critérios: se a temática é atual, relevante e contribui com o Direito e para a advocacia; se a linguagem é clara, bem como a correção vernacular; se o artigo tem boa estrutura textual: diálogo entre introdução, desenvolvimento e considerações finais; se o artigo é construído com boa argumentação jurídica;e se a bibliografia é atual e pertinente ao tema.

JORGE LIMA

Jorge Otávio Oliveira Lima nasceu em 22 de novembro de 1969, na cidade de Jacobina, piemonte da Chapada Diamantina, filho de Carlos  e Cleusa.

Estudou e graduou-se em Direito na Universidade Católica do Salvador (UCSal), tornando-se advogado.

Escolheu e foi escolhido para atuar na advocacia trabalhista e sindical, sendo lembrado pela defesa dos direitos humanos, da organização política-sindical dos trabalhadores e da legislação trabalhista protetiva.

Humanista, semeou compaixão e solidariedade e exercitou o altruísmo e a alteridade, sempre estando a disposição para reforçar com palavras e gestos esses sentimentos naqueles que o cercavam.

Na representação da advocacia, sempre ativo defensor das prerrogativas da classe e preocupado com as condições de trabalho e exercício profissional dos colegas, Jorge Lima foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia, presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat), vice-presidente Nordeste da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat), membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e da Associação de Advogados em Defesa da Democracia, Justiça e Cidadania.

A trajetória institucional e o comprometimento com a classe fizeram de Jorge um advogado combativo e admirado em todos os ambientes que frequentava.

Foi um bom marido, pai, irmão, amigo. E tinha no futebol sua paixão pelo Esporte Club
 Vitória e pelo “recurso deserto” .

E, para homenagear o seu legado, a OAB da Bahia lançou o Prêmio Jorge Lima que tem como propósito trazer discussões no âmbito trabalhista e humanista como forma de manter a sua história viva.

Jorge, presente!

Confira o edital: