OAB-BA faz a última entrega de Carteiras do ano

A Seccional entregou, na tarde desta quinta-feira (29), Carteiras da OAB a 80 Advogados. A solenidade, última a ser realizada em 2011, ocorreu no auditório da entidade (Teixeira de Freitas).

Os novos Advogados foram saudados pelo Presidente da OAB-BA, Saul Quadros, que orientou os advogados a defenderem não apenas os interesses de seus clientes, mas também os da própria classe. Ele denunciou a invasão da sede da Seccional em Ipiaú, localizada no Fórum Jorge Calmon, pelo juiz de direito da 1ª Vara Cível de Ipiaú, Cesar Batista, relatando em seguida que as providências para solucionar o problema já foram adotadas. A parede da sala que havia sido arrombada pelo juiz foi reconstruída e pintada e o espaço voltou a ser utilizado pelos advogados de Ipiaú.

O Presidente destacou que denunciou a questão publicamente durante o último encontro do Agenda Bahia de 2011 e pontuou que a questão também foi encaminhada ao Presidente do Conselho Federal da Ordem, Ophir Cavalcante, que colocou o Conselho à disposição da Seccional para ingressar com representação disciplinar contra o juiz Cesar Batista, e para processá-lo criminalmente por abuso de autoridade.

Saul Quadros passou então a palavra ao Paraninfo da turma, o Secretário-Geral Adjunto da Seccional, André Godinho. Ele afirmou que, para os novos advogados, o ano de 2012 será resultado das conquistas não somente de 2011, mas de toda a graduação. "Será uma etapa marcada pelo sucesso, à medida que vocês caminharem de acordo com as metas que estabelecerem. Desejo que vocês tenham muita firmeza naquilo que desejarem".

Em seguida a Advogada Tainá da Conceição Cavalcante fez a leitura do compromisso, e, logo após, deu-se início à entrega das carteiras.

Encerrando o evento, o Presidente explicou como a OAB está estruturada, citando o Conselho Federal da Ordem, com sede em Brasília, Conselho Seccional, as 31 Subseções da OAB-BA, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED), o Clube dos Advogados, a Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESAD) e a CAAB. Pontuou ainda os cursos da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), que já estão sendo transmitidos para 15 Subseções do interior.

Compuseram a Mesa Alta, além de Saul Quadros e André Godinho, o Vice-Presidente da Seccional, Antonio Menezes, o Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Afrodescendentes, Altamiro Viridiano, o ex-Conselheiro Messias das Virgens, os advogados Marcos Malheiros, Agenor Calazans da Silva e Agnelo de Souza Novas e a representante das mães dos bacharéis em Direito, Ieda Soares Oliveira.

Solenidade de Entrega de Carteiras - Fotos: Angelino de Jesus