OAB-BA entrega Carteira a 90 novos advogados

A Seccional realizou na tarde de hoje, 16, solenidade de entrega de Carteiras a 90 novos advogados no auditório da entidade. Ao abrir a sessão, o Vice-Presidente da OAB-BA, Antônio Menezes, deu as boas-vindas aos novos colegas e fez uma rápida apresentação sobre a OAB-BA, a CAAB e a ESAD. Na oportunidade, o Vice-Presidente também fez questão de comentar o pedido de afastamento da Ministra Chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, feita pelo Presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante. "A Ordem sempre esteve presente e atuante nos momentos mais importantes da história do país e não poderia fazer diferente desta vez. A OAB não defende nenhum governo ou partido político, e sim a sociedade e o Estado Democrático de Direito", afirmou.

Em seguida, deu a palavra ao padrinho da turma, o advogado e Professor de Direito Civil, Francisco Hupsel. Iniciando seu discurso, ele questionou aos novos advogados: O que representa fazer parte da Ordem dos Advogados do Brasil? E pediu que todos refletissem sobre essa questão, lembrando a importância da instituição nos momentos mais difíceis da história política brasileira, como as Ditaduras de Vargas e dos Militares, assim como agora, quando denúncias de corrupção vêm à tona. "Mais uma vez, a OAB cumpriu seu papel e esteve um passo à frente na luta pela moralidade e pela democracia", pontuou. Ele ainda fez questão de lembrar os 30 anos da bomba que matou a secretária da OAB, Lyda Monteiro, em um atentado que marcou a história da Ordem e até hoje provoca revolta e tristeza. "Porque a OAB? Porque eles sabiam que se mexesse com a Ordem, mexeria com a Sociedade", ponderou.

Francisco Hupsel também exortou aos novos colegas a pensar no futuro. "A vida é feita de etapas e vocês acabam de completar mais uma. Mas o que vocês pensam em fazer daqui para frente?", questionou. Ao final, deu as boas vindas a todos os novos advogados. "Venham de braços abertos para a nossa casa, mas saibam que temos uma luta permanente pela democracia e pelos direitos civis", disse.

Fizeram parte da alta mesa o Secretário Geral da OAB-BA, Nei Viana, o Diretor Tesoureiro Ary Moreira, o Secretário Adjunto, André Godinho, o Ouvidor Geral Vitalmiro Cunha, a Juíza do Trabalho Ana Paola Diniz, os Presidentes da CAAB, David Bellas, e da ANAAD, Altamírio Viridiano e os Conselheiros João Amaral e Domingo Arjones.

Solenidade - Fotos: Angelino de Jesus