Conselho Federal aprova prestação de contas de 2007 e 2008 da OAB-BA

.Foto: Angelino de Jesus

Em reunião do Conselho Federal, realizado nos dias 12 e 13 de setembro em Brasília, a Terceira Câmara aprovou, por unanimidade, as prestações de contas da OAB-BA relativas ao exercício dos anos de 2007 e 2008, apresentadas pela Diretoria da Seccional.

Tal aprovação demonstra a atuação segura, eficiente e de controle rígido das despesas da Seccional, evitando desperdícios e gastos desnecessários, da Diretoria nos referidos exercícios, que buscou a política de austeridade com relação aos gastos financeiros.

Durante esse período foi observado com rigor as normas de boa gestão financeira, patrimonial e orçamentária, com a elaboração do orçamento de 2007 e 2008 realizada por um técnico altamente qualificado.

Dentre as principais melhorias alcançadas durante esse período, pode-se destacar a alteração de um turno para dois durante o expediente a partir de janeiro de 2007, reduzindo assim o acúmulo de horas extras e permitindo a melhoria da prestação de serviço aos advogados e às pessoas que necessitam do atendimento da Ordem. Também foi realizado um controle de todo o patrimônio da Seccional, com registro e afixação de plaquetas em todos os móveis e equipamentos, oferecendo uma maior confiabilidade e segurança, tendo, inclusive, sido criado um setor de Patrimônio para tal mister, juntamente com a elaboração de um manual de controle patrimonial.

Além disso, a gestão da Diretoria se empenhou na recuperação financeira da Seccional, estimulando a quitação dos débitos dos advogados inadimplentes, que se encontravam em um patamar de 67%, e na regularização dos repasses financeiros ao Conselho Federal, à CAAB e ao FIDA.