[ OAB-BA decreta luto oficial de três dias pela morte de seu ex-presidente Mário Marques]

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia informa, com profundo pesar, o falecimento do seu ex-presidente Mário Raymundo Gomes Marques, 96 anos, ocorrido na quarta-feira (12/04), ao tempo em que se solidariza com familiares, amigos e colegas enlutados. Mário deixa os filhos Caio Marques, Mônica Marques e Mário Cesar Marques. A OAB-BA decretou luto oficial de três dias em memória de seu ex-dirigente. Os ritos fúnebres acontecem nesta quinta-feira (13), às 10h30, no Jardim da Saudade.

A presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, lamentou a morte de Mário Raymundo Gomes Marques: "nos despedimos de um advogado, de um ex-presidente com grandes serviços prestados à Ordem, à advocacia e à sociedade. Lamento bastante o falecimento dele, que homenageamos ano passado, na cerimônia comemorativa pelos 90 anos da OAB da Bahia. Na ocasião Mário foi representado pela filha, Monica Marques, com quem me solidarizo agora, junto com toda a família”.

Com grandes serviços prestados à advocacia e à sociedade, Mário Marques presidiu a OAB da Bahia no triênio 1973-1975, um dos períodos mais duros da ditadura militar. Em dezembro de 1973, registra o jornal A Tarde, Mário Marques manifestou veemente oposição a juristas que sugeriam aos delegados brasileiros da ONU que propusessem a adoção de pena por fuzilamento onde ainda vigorasse a pena de morte.

Em 1974, assumiu posição contra decreto do Governo Federal que pretendia fazer subordinar ao Ministério do Trabalho a Ordem dos Advogados do Brasil. Mário Marques nomeou uma comissão especial integrada pelos juristas Orlando Gomes, que a presidiu, Dorival Passos, Manoel Ribeiro, Gilberto Pedreira e J. J. Calmon de Passos, que foi seu relator, havendo esta comissão apresentado, ao final de seus trabalhos, a 4 de dezembro de 1974, importante documento oferecendo sugestões para a reforma do Poder Judiciário. Ainda em 1974, a OAB do Rio Grande do Sul concede-lhe Medalha Osvaldo Vergara, pelos relevantes serviços prestados à Ordem e à classe.

Em 2003, por sua brilhante carreira jurídica, Mário Marques foi homenageado pela OAB da Bahia com a Comenda Ruy Barbosa.

Foi advogado, procurador do Estado, membro nato do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil Seção, membro do Instituto dos Advogados da Bahia, professor titular de Direito Civil da UCSal e professor de Direito Civil da UFBA.

Lutou pela rápida administração da justiça, procurou manter a OAB-BA na linha de defesa das prerrogativas da advocacia e acima de tudo da sua independência, procurou estimular o aprimoramento intelectual e moral do advogado, reestruturou a Comissão de Assistência Judiciária para melhorar as condições do estágio e prestar serviço mais eficiente e inaugurou Sala do Advogado no Fórum Ruy Barbosa.