O cotidiano de um procurador federal é destaque do Carreiras desta semana, na TV Justiça

O "Carreiras" desta semana aborda o cotidiano de um procurador federal. A estréia é nesta segunda-feira (16), às 22h30, pela TV Justiça, com reapresentações na terça, às 12h30, quarta, às 19h, sexta, às 22h30 e sábado, à meia-noite.

Procurador federal é uma das três carreiras da Advocacia Geral da União, que possui também em seu quadro o advogado da União e o procurador da Fazenda Nacional.

Quem mostra os bastidores do trabalho de um procurador federal é Emiliano Ribeiro, procurador-geral da Agência Nacional de Águas. “Nós, procuradores federais, cuidamos da defesa da administração indireta. Os advogados da União, da defesa da administração direta, e os procuradores da Fazenda Nacional, da questão de execução dos créditos, da natureza tributária,” explica o procurador.

O último concurso foi realizado em 2007, em seleção dividida em quatro etapas. A maior dificuldade enfrentada pelos candidatos é a grande quantidade de matérias cobradas – 16 matérias. O cargo inicial é de procurador federal de 2ª categoria, com salário de R$ 14.049,53.

E uma dica para o estudante que se interessa pela área é procurar um estágio. A AGU tem um programa de estágio profissional que oferece 1.500 vagas em todo o país. Para se inscrever, basta acessar o site www.agu.gov.br e preencher o formulário.

O programa ainda traz muitas outras informações sobre a atuação de um procurador federal, sugestões de livros e dicas de estudo. Informação para quem quer ter sucesso profissional.

Livros indicados esta semana:

LEGISLAÇÃO BÁSICA DA ANA

DIREITO AMBIENTAL BRASILEIRO

Paulo Affonso Leme Machado

RECURSOS HÍDRICOS – DIREITO BRASILEIRO E INTERNACIONAL

Paulo Affonso Leme Machado

Ed. Malheiros

VADE MÉCUM DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Jorge Ulisses Jacoby Fernandes

Ed. Fórum

MANUAL DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Ernane Fidélis dos Santos