"O conflito do cliente é o nosso objeto de trabalho", afirma Lizandra Colossi
A presidente da Comissão de Direito Colaborativo da Subseção de Lauro de Freitas foi a convidada de hoje do OAB na TV
O OAB TV desta quarta-feira (14) recebeu a presidente da Comissão de Direito Colaborativo da Subseção de Lauro de Freitas, Lizandra Colossi, que falou a respeito das potencialidades em resolução de conflitos através da Advocacia Consensual. O OAB na TV é apresentado por Milena Barreto e realizado em parceria com a Fundação Paulo Jackson e Assembleia Legislativa da Bahia.
Em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, a entrevista não aconteceu no estúdio da TV ALBA, como rotineiramente, mas em live no Instagram, transmitida pelo perfil da Seccional, @oab.bahia. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, às 9h, e a live fica disponível por 24 horas no perfil da OAB-BA.
De acordo com Lizandra Colossi, a Advocacia Consensual nada mais é do que a reunião de técnicas que vêm sendo estudadas há bastante tempo, e agora estão chegando para o dia a dia da advocacia, com o objetivo de solucionar conflitos fora do ambiente judiciário.
A advogada destacou alguns marcos legais, como o CPC 2015 e o Provimento 196, que preveem a conciliação e mediação como métodos consensuais de resolução de conflito no poder Judiciário. A Advocacia Consensual, por sua vez, trata-se de uma mediação extra judicial que deve ser proposta pelo advogado, uma vez que o próprio Código de Ética da profissão traz essa função como um dever.
De acordo com Lizandra Colossi, há na Advocacia Consensual uma mudança de paradigma em relação ao papel da Justiça que, ao invés de palco de vingança, é vista como um espaço para resolução de conflitos. "Nós somos gestores de conflitos. O conflito do cliente é o nosso objeto de trabalho", frisou.
Segundo ela, é fundamental para o advogado que pretende se especializar nesse método estudar bastante e ficar atento a questões como o uso adequado da linguagem para estabelecer um comunicação eficiente e assim obter êxito.
Como sugestão de leitura para quem busca conhecer mais sobre o tema, ela indicou o livro Como Chegar ao Sim, dos autores Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton. A obra, baseada no Projeto de Negociação de Harvard, traz dicas de como encontrar uma forma mais inteligente, amistosa e eficaz de negociar.
Ainda segundo Lizandra Colossi, o apoio da OAB tem sido fundamental para a difusão da Advocacia Consensual. A Ordem, inclusive, já estuda uma forma mais concreta de se estabelecer a cobrança por esse serviço. A remuneração do profissional está sendo pensada para ter como base a resolução, e não o litígio, e deverá ter como referência a hora trabalhada.