Nota pública sobre o ataque à creche em Blumenau
A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia, por meio da sua Comissão Especial Direito na Escola, vem publicamente manifestar seu mais profundo pesar diante do ataque à creche de educação infantil Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, Santa Catarina, que deixou quatro crianças mortas e outras cinco feridas, ao tempo em que se solidariza com os pais e demais familiares das vítimas, e também com amigos, professores e toda a comunidade escolar catarinense.
O combate à violência nas escolas é urgente e fundamental. Nos últimos 21 anos, o país registrou 22 ataques em escolas cometidos por estudantes e ex-estudantes. Destes, nove ataques ocorreram nos últimos nove meses. Esse levantamento, que exclui ataques realizados por adultos e casos que foram impedidos ainda no planejamento, foi publicado pela revista Nova Escola e integra um estudo, em fase de conclusão, realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Unicamp/Unesp (Gepem).
Diante desse quadro, urge a adoção de medidas e políticas públicas que não apenas responsabilizem os culpados e ofereçam apoio às vítimas, mas também que previnam a ocorrência de novos casos em todo o país, enfrentando as causas da violência e o consumo de cultura extremista, promovendo espaços de escuta e mediação de conflitos e disseminando uma cultura de paz no ambiente escolar.
Comissão Especial de Direito na Escola