Ministro Gilson Dipp preside audiência pública nesta quinta-feira em Vitória (ES)

Nesta quinta-feira (25/06), o Corregedor Nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, estará em Vitória (ES) para presidir audiência pública realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A audiência acontece a partir das 9h30 no auditório do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), que fica na Rua Desembargador Homero Mafra, 60, Enseada do Suá, 1º andar. O ministro Gilson Dipp e a equipe de juízes auxiliares da Corregedoria vão coletar denúncias, críticas e sugestões sobre o funcionamento da Justiça Estadual de 1ª e 2ª instâncias e as serventias extrajudiciais.

Para falar durante a audiência, é necessário fazer a inscrição antecipada. As inscrições estão sendo feitas nesta quarta-feira (24/06) no TJES até às 18h. As pessoas poderão falar por até cinco minutos. Quem não quiser falar, poderá fazer sua manifestação por escrito. Essas sugestões por escrito podem ser feitas nesta quarta-feira (24/06) , até às 19h, e na quinta-feira (25/06), das 9h30 às 12h e das 14h às 19h , no próprio local da audiência pública,

A partir da audiência pública e da inspeção feita no Judiciário, a equipe da Corregedoria Nacional de Justiça elabora um relatório sobre a situação da Justiça capixaba. Após concluído, o relatório será apresentado ao plenário do CNJ que pode aprová-lo ou não. Se aprovado, geralmente o CNJ estipula prazos para que o Tribunal tome as providências determinadas pela Corregedoria.

O CNJ já promoveu inspeções nos Estados da Bahia, Amazonas, Piauí, Pará, Maranhão e Alagoas. Também foram realizadas na Justiça Federal de Minas Gerais e Justiça Militar do Rio Grande do Sul. Na próxima segunda-feira (29/06), a Corregedoria começará a inspeção na Justiça de Tocantins.