Liberdade profissional e prerrogativas são temas de entrega de carteiras na OAB-BA

Ainda na última quarta-feira (15/07), após cerimônia com 71 advogados, a OAB da Bahia realizou, no final da tarde, uma segunda solenidade para entrega de carteira a 62 novos profissionais. Presidida por Luiz Viana Queiroz, presidente da OAB-BA, a mesa alta contou com a participação do ouvidor-geral, Adilson Affonso, da presidente da Comissão de Informática Jurídica, Tamiride Monteiro, da representante da Comissão do Idoso, Orivaldina Ferreira, do procurador de prerrogativas da OAB-BA, Matheus Brito, da chefe de gabinete da presidência da seccional, Ana Paula Mendonça, e dos advogados Pedro Godinho e Nelie Neves.

Durante seu discurso, a paraninfa Tamiride falou sobre a importância da persistência e das prerrogativas na carreira de um advogado: “Advogar é uma missão, além de um dom. Não desistam nunca da advocacia, por mais difícil que ela esteja. Advogar não é uma profissão para covardes. E sobre as nossas prerrogativas, meu conselho é único: não negociem. Não abram mão dos seus direitos, porque eles não são privilégios”, destacou.

Presidindo a mesa, Luiz Viana falou sobre o poder de autonomia da profissão: “Nós somos feitos da matéria da liberdade. Nenhuma profissão dispõe de tanta independência como dispõem os advogados. E nós, a OAB, somos a casa das liberdades. Somos a única instituição da sociedade civil inscrita na Constituição Federal. E fazemos questão de continuar escrevendo nossa história junto a cada um de vocês, só basta quererem”, realçou.

A tradicional execução do hino nacional e a leitura do compromisso de advogados encerraram a cerimônia.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)