IAB quer associar conselheiros da OAB para revigoramento da instituição

Rio de Janeiro, 09/06/2009 - O novo presidente do Instituto dos Advogados do Brasil, Henrique Maués, transmitiu hoje (09) ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, a quem visitou no início da sessão plenária do Conselho Federal da OAB, um convite para que todos os conselheiros federais e seccionais da entidade se filiem ao IAB. "Os conselheiros da OAB são profissionais respeitados em seus estados e têm uma representatividade que seria importante seu ingresso no IAB par que pudessem trazer sua contribuição e sua experiência para o Instituto", afirmou Maués ao formular o convite.

Maués assumiu o IAB nesta segunda-feira tendo como uma das bandeiras rejuvenescer os quadros da instituição e transforma-la num importante palco de debates dos temas jurídicos do País, "sem qualquer peconceito". Para isso, ele prega a necessidade de um maior "revigoramento", com o Instituto se abrindo a novas ideias e pensamentos na área do Direito. "Costumo dizer que não temos medo do novo", afirmou Henrique Maués.

O IAB conta atualmente 1.500 sócios.Para se filiar à entidade basta a indicação do candidato por um membro associado e apresentar um trabalho publicado ou, alternativamente, peças como recurso ou memorial em processo judicial apresentado. Maués destaca que, mesmo numa entidade que se notabiliza pela qualidade e alto grau de conhecimento de seus poucos sócios, não se justifica ela ter apenas 1.500 sócios numa categoria que já soma mais de 700 mil advogados no Brasil. Além dos conselheiros da OAB, ele quer levar para a entidade novos professores de Direito, procuradores, magistrados - os operadores do Direito -, dentro desse projeto de "arejamento" da entidade e sua maior inserção no debate jurídico nacional.