I Encontro Regional da Jovem Advocacia do Norte da Bahia é aberto em Jacobina

Advogadas, advogados e estudantes de direito da capital e do interior do estado lotaram o auditório da subseção de Jacobina durante a abertura do I Encontro Regional da Jovem Advocacia do Norte da Bahia, na noite desta quinta-feira (26). Realizado pela OAB-BA e OAB de Jacobina, com o apoio do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA), Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), CAAB e ABAT, o evento reúne a classe até esta sexta, para debater os desafios e perspectivas dos advogados em início de carreira.

“Este é um momento único, de encontro, reflexão e de a gente tentar encontrar caminhos para superar a crise que estamos vivendo. Também é um momento de fomentar a esperança para que os jovens advogados e advogadas possam, juntos, articular as tramas para a superação dos desafios”, destacou o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz.

Anfitriã da noite, a presidente da subseção de Jacobina, Marilda Sampaio, também fez discurso voltado à esperança. “Mais do que falar sobre os desafios dos advogados em início de carreira, esse evento tem como objetivo debater o futuro e novas perspectivas. Queremos aproveitar que estamos todos juntos, unidos, para falarmos sobre esperança”, ressaltou.

Com opinião semelhante, o conselheiro federal Fabrício de Castro Oliveira afirmou que é essencial ter esperança em tempos de crise. “Precisamos de mais eventos como este, para incentivarmos os jovens advogados e advogadas a acreditarem que é possível mudar nossa realidade, enfrentando e superando os reais problemas do judiciário. Tenho certeza que, juntos, vamos, sim, conseguir uma Justiça melhor”, disse.

Ao destacar o trabalho de interiorização da jovem advocacia realizado pela OAB-BA, o presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia, Hermes Hilarião, afirmou acreditar na persistência  como alternativa à crise e valorização da classe. “Se a gente tiver união, garra e nunca perder a esperança, com certeza, teremos uma advocacia mais fortalecida e unida no propósito de exercermos a profissão de forma digna”, ressaltou.

Para a tesoureira Daniela Borges, “é muito importante que a OAB chegue para quem mais precisa”. “O advogado do interior precisa muito e o jovem advogado precisa ainda mais”, pontuou.

O presidente da CAAB, Luiz Coutinho, falou do evento como "uma oportunidade de trocar experiências com colegas que têm um pouco mais de estrada, assimilando informações que serão valorosas para a formação de uma advocacia mais forte, que é o objetivo da OAB”.

Estiveram presentes à abertura a conselheira federal Ilana Campos, a representante da Comissão de Relações Institucionais da OAB-BA, Esmeralda Oliveira, o tesoureiro da CAAB, Maurício Leahy, e a vice-presidente e o diretor do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia, Sara Barros e Rene Viana.

A programação do I Encontro Regional da Jovem Advocacia do Norte da Bahia segue nesta sexta-feira (27), com painéis e debates durante todo o dia.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)