Notícias

Fórum debate Bullying na sede dos Correios

Bullying, Isto não é brincadeira

.Foto: Angelino de Jesus 
 

Com o tema "Bullying, Isto não é brincadeira", um fórum de debates foi realizado no último dia 9, na sede dos Correios, por intermédio do Comitê de Responsabilidade Socioambiental e Cidadania (CORSAC), com o apoio da OAB-BA, através do projeto "OAB vai a escola", coordenado pela Presidente da Comissão de Apoio à Criança e ao Adolescente, Eliasibe Simões.

O termo bullying tem origem inglesa e é usado para designar atos de violência física ou psicológica praticados com o objetivo de intimidar ou agredir um indivíduo. As consequências desse tipo de agressão podem ser desastrosas para as vítimas, deixando, muitas vezes, sequelas psíquicas, ou mesmo físicas, irreversíveis.

Na ocasião, foi discutido como combater o bullying e os perfis das vítimas e dos agressores. A professora de Literatura Brasileira da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestra em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Léa Costa Santana Dias, proferiu a palestra A literatura infanto-juvenil enquanto prática de combate ao bullying.

O encontro reuniu educadores, estudiosos do assunto, escritores e advogados.

Debatedores

O grupo de debatedores foi composto por Mabel Veloso, educadora, escritora, cordelista e compositora, Eliasibe de Carvalho Simões, Presidente da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da OAB-BA e Coordenadora do projeto OAB vai à Escola, Natassia Milton de Brito, advogada, pós-graduada em Direito Público, membro da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente e coordenadora do Comitê Permanente de Acompanhamento das Escolas Públicas, Ana Elizabeth Costa Gomes, articuladora do Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Edna Moraes de Cerqueira, Promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia, e a pedagoga Cecília Maria do Amaral, integrante da equipe técnica do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude – MPB/BA.