Exposição de fotos dos 400 anos do TJBA começa no dia 29

Uma exposição fotográfica itinerante em homenagem ao IV Centenário do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) será inaugurada no próximo dia 29 no Fórum Ruy Barbosa em Salvador (BA). A mostra será composta por 40 painéis do fotógrafo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gláucio Dettmar, que retratam aspectos arquitetônicos e históricos do Judiciário baiano. Depois de passar por Salvador, a exposição segue para o Rio de Janeiro no dia 18 de maio e posteriormente vai para outras seis capitais brasileiras. Em outubro, a exibição fotográfica será levada a Lisboa em Portugal, onde ficará instalada na sede do Superior Tribunal de Justiça do país.

Além da Bahia e do Rio de Janeiro, também fazem parte do roteiro da exposição itinerante no Brasil os Estados de São Paulo (de 8 a 24/06), Rio Grande do Sul (de 29/06 a 15/07), Distrito Federal (de 20/07 a 07/08), Minas Gerais (de 10 a 26/08), Pará (de 01/09 a 16/09) e Maranhão (de 21/09 a 05/10).

A exibição ficará cerca de 15 dias em cada Estado e a visita será gratuita e aberta ao público. A mostra, além das fotos, também conta com um filme de sete minutos produzido pelo Tribunal baiano. O filme retrata o ambiente do século XVII, com imagens históricas e atores caracterizados com roupas de época, tudo com o objetivo de fazer uma reconstituição fiel da instalação do Tribunal da Relação do Estado do Brasil, em março de 1609. O Tribunal foi o primeiro instalado no Brasil e na América.

Programação - A exposição itinerante integra as Comemorações dos 400 anos do Tribunal de Justiça da Bahia, que conta com uma programação variada de exposições, lançamentos literários e seminários. A agenda está sendo organizada por uma comissão criada especialmente para marcar a data, que conta com representantes do TJBA e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No último dia 7, o conselheiro do CNJ Joaquim Falcão abriu o ciclo de palestras "A Justiça no Século XXI" em Salvador (BA), que faz parte do roteiro de comemorações. Além de Salvador, haverá seminários no dia 5 de maio em Juazeiro, 2 de junho, em Vitória da Conquista, 7 de julho em Feira de Santana, 4 de agosto em Barreiras, 15 de setembro em Teixeira de Freitas e 6 de outubro em Itabuna e Ilhéus.

Nos meses de agosto, setembro e outubro, o TJBA irá destacar a data com uma exposição de artes plásticas e o lançamento do livro "A história do TJBA desde 1609". Em novembro será realizado um concurso literário para autores brasileiros e portugueses. A inauguração do monumento ao IV centenário e o lançamento de revista sobre a passagem dos 400 anos estão previstos para o mês de dezembro.

MB/SR