Notícias

Encontro nacional das ESAs discute plataforma de divulgação de cursos e criação de revista

Foi realizada, na última quarta-feira (04), a abertura do XIX Encontro Nacional da Escola Nacional de Advocacia (ENA) e das Escolas Superiores de Advocacia da OAB. O evento, capitaneado pelo diretor-geral da ENA, Henri Clay, contou com a presença do diretor-geral da ESA/BA, Luiz Coutinho, e de representantes de mais 18 escolas, além de membros da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em pauta, foram discutidas as propostas de criação da Revista Jurídica da ENA e ESAs, de uma plataforma de integração para divulgar cursos e eventos das escolas e de uma obra sobre o novo Código de Processo Civil.

Os cursos de pós-graduação realizados em convênio com a Unisc também estiveram presentes em pauta. Conforme ficou estabelecido no encontro, os cursos, que terão início em maio, oferecerão 20% de desconto para quem realizar a inscrição durante a Conferência Nacional dos Jovens Advogados, que acontece nos dias 19 e 20 de março, em Porto Seguro.

Estiveram, presentes no encontro os membros consultivos da ENA, Antonio Nohmi, Fabiana Curi; Gaspare Saraceno e Valter Ferreira Rebêlo.  Da Universidade de santa Cruz do Sul (Unisc), estiveram: o coordenador jurídico da instituição, Neimar Santos; a professora e coordenadora administrativa dos cursos EAD de pós-graduação firmados em parceria com a OAB, Kalin Rodrigues , a representante, Tamara Rodrigues Machado e o  conselheiro federal da OAB-RS, Raimar Rodrigues Machado.Também participaram da reunião diretores das ESAs do Acre, Leonardo Calid; de Alagoas, Adrualdo de Lima Catão; de Goiás, Flávio  Buonaduce Borges; de Mato Grosso do Sul, Sandro Rogério Monteiro de Oliveira; de Mato Grosso, Bruni de Oliveira Castro; do Pará, Jeferson Antonio Fernandes Bacelar; da Paraíba, Hebert Vieira Durães; do Piauí, Eduardo Diniz; do Paraná, Rogéria Dotti; do Rio de Janeiro, Flávio Vilela Ahmed; de Rondônia, Rochilmer Mello da Rocha Filho; de Roraíma, Tertuliano Rosenthal Figueiredo; de Sergipe, Márcio Macedo Conrado; de São Paulo, Braz Martins Neto e de Tocantins, Allander Quitino Moreschi. Além deles, estiveram: o coordenador de Alagoas, Bruno Tavares; o diretor adjunto de Goiás, Tobias Amaral; a vice-diretora do Rio Grande do Sul, Rosângela Maria Herzer dos Santos; a coordenadora de Santa Catarina, Marina Gondin Ramos e a coordenadora-geral de São Paulo, Ana Vieira.

Na oportunidade, o diretor-geral da ESA-BA Luiz Coutinho foi condecorado com a medalha Miguel de Cervantes, entregue pelo professor Léo da Silva Alves, presidente da Rede Internacional de Excelência Jurídica, em homenagem à publicação do artigo "A educação como instrumento de (re)socialização do preso e forma de afirmação da dignidade da pessoa humana e respeito aos direitos fundamentais". O texto faz parte da coletânea  "Juristas do Mundo - Série Excelência Jurídica Volume III", lançada no dia 21 de janeiro, em Granada, na Espanha, pela Rede Internacional de Excelência Jurídica e pelo Conselho Consultivo de Andaluzia. Contando com autores da Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha e Portugal, a obra foi criada a partir das publicações coletadas no XII Encontro Internacional de Juristas, realizado na capital judicial da Aldaluzia. Participaram da cerimônia o diretor-geral da ENA, Henri Clay Santos Andrade, conselheiros federais da OAB e demais diretores das ESAs. Fonte: com CFOAB