Emoção marca entrega de medalha Ruy Barbosa à conselheira Socorro Rolim
Cerimônia aconteceu na noite desta segunda (10), em Paulo Afonso
A noite desta segunda (10) foi de emoção para a advocacia de Paulo Afonso. Maior honraria da OAB-BA, a medalha Ruy Barbosa foi entregue à conselheira seccional Socorro Rolim, que presidiu a subseção de Paulo Afonso por três mandatos, ajudando a construir a história da advocacia na região. A cerimônia aconteceu no Centro Universitário UniRios, localizado no município. Além de colegas advogados e advogadas, autoridades e familiares da conselheira prestigiaram o evento.
Destacando a força da mulher advogada, a presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, falou sobre a alegria da seccional em realizar a homenagem. “Estamos emocionados com esse momento. Socorro é uma advogada forte, barriga no balcão, que luta diariamente não só pelos que ela representa, mas pela advocacia. Então hoje é dia de festa, de honrar essa grande advogada e, em nome dela, honrar toda a advocacia do interior da Bahia”, disse.
O diretor tesoureiro da seccional, Hermes Hilarião, também falou sobre a felicidade de homenagear a “sempre presidente” da subseção. “Ela merece demais essa medalha por toda dedicação, trabalho e empenho em favor da OAB da Bahia e OAB de Paulo Afonso. Seu empenho e dedicação merecem nosso reconhecimento. Seu trabalho de prestação de serviço sempre foi exemplar”, pontuou.
Representado a diretoria da subseção, o presidente da OAB de Paulo Afonso, Rodrigo Coppieters, lembrou que é a primeira vez que uma representante da região recebe a medalha e que Socorro merece todas as honrarias por “tudo que fez e faz para a advocacia baiana”. “A subseção de Paulo Afonso está em festa com esse momento histórico”, afirmou.
O presidente da Caixa dos Advogados (CAAB), Maurício Leahy, disse que "é um orgulho dividir a mesma quadra histórica que uma mulher desbravadora e grande liderança da advocacia baiana". "Socorro consolidou um legado e deixa uma marca indelével na história do Sistema OAB, com muitos serviços prestados à advocacia de Paulo Afonso. Portanto nada mais justo que esse reconhecimento prestado pela OAB da Bahia", ressaltou.
Representando a advocacia do interior, a conselheira federal Marilda Sampaio disse que "Socorro é a força da advocacia, uma mulher que superou desafios e sempre acolheu os colegas advogados e advogadas com palavras de incentivo e braços abertos". "Eu tive o privilégio de conviver com ela no Colégio de Presidentes e testemunhei a bravura e a escuta, um olhar atento, o acalento, o cuidado e a presença de uma mulher que nunca desanimou diante dos dissabores da vida", salientou.
Emocionada, Socorro agradeceu o reconhecimento dos colegas e destacou a responsabilidade de receber a tão “destacada honraria”. “Compartilho esta homenagem com as advogadas e com todos que aqui se encontram. Agradeço a todos. Esta está sendo uma noite repleta de emoção”, disse.
Ainda em seu discurso, a homenageada trouxe palavras de encorajamento para os colegas. “Dizem que, na vida, quem perde o telhado ganha as estrelas. Às vezes, você perde o que não queria, mas conquista o que não imagina. Nem tudo depende de tempo, mas de atitude. Aproveite cada minuto de sua vida”, concluiu.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)