Notícias

Em Recife, programa Brasil.jus conhece o projeto Orquestra Criança Cidadã

O programa "Brasil.Jus Especial'' chega à capital pernambucana, Recife. Cidade do frevo, de praias badaladas, arquitetura incomparável e paisagens de tirar o fôlego. Não é à toa que é chamada de capital do Nordeste. Por lá encontramos diversas manifestações culturais, entre elas, a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque. Um projeto, idealizado pelo juiz João José Rocha Targino, coordenador de Juizados Especiais de Pernambuco, de profissionalização musical de crianças e jovens que vivem no bairro mais violento da capital.A Orquestra Criança Cidadã foi criada em 2006 e está transformando 130 meninos e meninas em músicos excepcionais. Cada um deles tem aulas por cinco anos sob a batuta do maestro Cussy de Almeida. É o tempo necessário para aprender a tocar peças clássicas e populares e se tornem profissionais. "O projeto surgiu de um sonho. Não sou músico, não toco nada, mas vejo na música um meio de inclusão social, então começamos esse trabalho. Creio que nossa juventude necessita de oportunidades, não de esmolas, mas de transformação e é essa oportunidade que o projeto está proporcionando (...) a oportunidade de crescer na vida, de mudar, de transformar valores, formar caráter, temos que formar o homem, formar o cidadão", comenta o coordenador do projeto, juiz Targino.

Você vai ver também duas apresentações da orquestra: uma no Teatro de Santa Isabel, um dos mais luxuosos do país; outra para pequenos pacientes com câncer.

Essas e outras curiosidades você vê no "Brasil.Jus": a Justiça sob diferentes olhares. Toda segunda-feira, às 20h30 com horários alternativos na quinta-feira, às 13h30, sexta-feira, às 12h30 e 22h30, e domingo, à meia-noite.