Eleições na OAB-BA já começaram

Eleições normal no Centro de Convenções

.Fotos: Angelino de Jesus

A votação para a escolha da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA) começou desde às 9h da manhã de hoje (25). Em Salvador, no quarto piso do Centro de Convenções, o processo transcorre normalmente e os advogados formam filas em frente às 21 seções eleitorais. O contigente eleitoral que já passou pelas urnas até as 11h está na média de 17%. Em todo o estado, existem 22.777 advogados inscritos, desses são cerca de 15 mil adimplentes e aptos para votar. Em Salvador, são esperados 10.420 advogados até às 18h, os demais votam no interior. Por volta das 20h será possível ter o resultado, ainda que parcial.

Nas imediações do Centro de Convenções, o movimento é intenso com a presença de militantes e o pessoal da boca-de-urna está atuante. O presidente da Comissão Eleitoral, Ademir Ismerin, afirma que o processo eleitoral transcorre normalmente e diz que o movimento de advogados no Centro de Convenções deve aumentar no período vespertino. "Historicamente os advogados deixam para votar no final da tarde, após cumprirem todos seus afazeres profissionais".

Para Saul Quadros, atual presidente e concorrente à reeleição pela chapa Ação e Ética, o pleito de hoje "é uma festa democrática, espero que sirva como uma demonstração de força da Classe e que o melhor candidato vença as eleições". Dinailton Oliveira, candidato da chapa "OAB de Verdade", tem uma perspectiva de vitória na votação. "Queremos retomar o trabalho que deixamos em 2006", afirma o candidato. À frente da chapa "Procuramos Independência", José Amando Júnior também está com uma boa expectativa. "A eleição está transcorrendo na maior normalidade e espero que continue tranquila", diz. Para o candidato da chapa "A nova Ordem", Roque Aras, "os candidatos estão exercendo seu papel livremente. Foi uma boa iniciativa transferir o local de votação para o Centro de Convenções e agora só resta aguardar o resultado das urnas".

Para a advogada Bárbara Fael, 24 anos, profissional há apenas um ano, "o desejo é de o futuro presidente faça um trabalho de valorização do advogado, que muitas vezes não é respeitado em alguns Fóruns". Advogando há mais de 30 anos, o advogado Hélio Menezes Júnior acha que "pleitos como esse só reforçam o poder institucional da Classe e consolida a atuação da OAB, que tem defendido os advogados com muito esmero". Votando pela primeira vez, o também advogado Marcone de Souza declarou que "o processo foi muito rápido e o local foi muito bem escolhido".