[Diretoria da Subseção de Jequié é empossada para triênio 2022-2024]

Diretoria da Subseção de Jequié é empossada para triênio 2022-2024

Solenidade aconteceu na última quarta-feira (30)

Em cerimônia realizada na noite de quarta-feira (30), a nova Diretoria da Subseção de Jequié tomou posse para gerir a instituição pelos próximos três anos. Além do presidente Luís Henrique Malta, a gestão é composta pela vice-presidenta Ana Carolina Santana, pelo secretário-geral Márcio do Amaral Rafaelle, pela secretária adjunta Isabela Gonçalves Santos e pela tesoureira Carla Vasconcelos Bomfim.

A solenidade de posse contou com as presenças da presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, da vice-presidenta seccional, Christianne Gurgel, do tesoureiro, Hermes Hilarião, do ex-presidente da Subseção de Jequié Augusto César, dos conselheiros seccionais Agenor Júnior, Ary Santana, David Bellas, Ruy João e Sarah Barros - que também preside a OAB Jovem - do presidente da CAAB, Maurício Leahy, do presidente da OAB de Teixeira de Freitas, Daniel Moraes, do presidente da Subseção de Feira de Santana, Raphael Pitombo, do ouvidor-geral da OAB da Bahia, Antônio Menezes, do vice-presidente da Subseção de Vitória da Conquista, Frederico Silveira, da vice-presidenta da Subseção de Feira de Santana, Lorena Peixoto, da diretora da CAAB Juliana Camões, da presidenta da Subseção de Gandu, Valéria Rodrigues da Costa, do vice-presidente da Subseção de Gandu, Sérgio Leal Vilas Bôas, do presidente da Subseção de Ipiau, José Eduardo Andrade Pires, do presidente da Subseção de Ilhéus, Jacson Cupertino, do ouvidor da CAAB, Carlos Wilson de Feira, do desembargador Sérgio Cafezeiro e outras autoridades e representantes da advocacia.

Como definiu a presidenta da Seccional, a posse da Diretoria representou o coroamento da história de trabalho e compromisso dos advogados e advogadas que assumem a gestão. Daniela Borges disse ainda que a posse é um momento muito importante porque ela marca o fim de um ciclo, mas também o início de um novo tempo. "É importante a gente construir um futuro honrando a nossa história e todos aqueles que vieram antes de nós. Sempre digo que a OAB não são paredes, mas a história de homens e mulheres que contribuem voluntariamente pelo fortalecimento e valorização da advocacia", afirmou.

Emocionado, o presidente da Subseção, Luiz Henrique Malta, relembrou a sua trajetória na advocacia e na vida institucional da Ordem. Ele destacou que as causas da advocacia sempre foram do seu interesse e, por isso, tem buscado contribuir com a instituição. "Dez dias após receber minha carteira da OAB, fui convidado pelo presidente da Subseção à época para ser delegado da CAAB e assim cumpri e tenho cumprido com o meu trabalho", contou.

De acordo com a vice-presidenta da Seccional, Christianne Gurgel, mais do que empossar novos diretores, a solenidade afirma o compromisso dos dirigentes da Ordem com a história dessa instituição. "A nossa responsabilidade é muito grande porque a OAB, além da defesa da advocacia, tem como objetivo a defesa da Constituição, da ordem jurídica, da dignidade humana e da justiça social. Assim está previsto no nosso estatuto", frisou.

Ana Carolina Santana, vice-presidenta da Subseção de Jequié, se disse honrada pela confiança depositada na Diretoria e que esta confiança vem acompanhada de muita responsabilidade. Ana Carolina afirmou ainda que esta gestão será marcada pela luta em defesa da advocacia e cidadania. "Vamos empenhar o devido esforço para cumprirmos a nossa missão promovendo uma gestão participativa e dando voz e vez a todos os colegas".

Em seu discurso, Hermes Hilarião saudou os novos empossados e fez um resgate histórico do papel da OAB enquanto instituição de classe, mas também defensora do Estado Democrático. "Quero dizer aos senhores e senhoras hoje empossados que nós dirigentes de Ordem temos a responsabilidade de ressignificar não só o nosso exercício profissional, mas também temos que honrar essa missão que nos foi confiada pela advocacia baiana", disse.

O presidente da CAAB, Maurício Leahy, destacou que essa Diretoria chega em um momento novo e de grande transformações na advocacia. Momento esse que só está sendo vivido graças ao trabalho de muitas advogadas e advogados baianos. "A OAB da Bahia foi protagonista nas lutas com relação à paridade de gênero. Antes mesmo desta se tornar obrigatória em todo o Brasil, já aplicávamos em nossa Seccional. Nós também fomos protagonistas na luta e na construção das cotas raciais. Isso é de um significado muito grande", disse.

Natural de Jequié e oriundo do Quinto Constitucional, o desembargador Sérgio Cafezeiro, em nome do presidente do Tribunal de Justiça, Nilson Castelo Branco, levou uma mensagem de esperança para a advocacia da região. "Estamos trabalhando para atender não só o Judiciário, mas também os jurisdicionados, o Ministério Público e, principalmente, a advocacia, para que os advogados possam viver e receber seus honorários dignamente", afirmou.

A Subseção de Jequié abrange os municípios de Apuarema, Boa Nova, Brejões, Irajuba, Itagi, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Nova Itarana, Planaltino e Santa Inês.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA