[Diretoria da OAB de Santa Maria da Vitória é empossada para novo triênio]

Diretoria da OAB de Santa Maria da Vitória é empossada para novo triênio

Solenidade contou com a presença da presidenta seccional, Daniela Borges

A Diretoria da Subseção de Santa Maria da Vitória tomou posse para o triênio 2022-2024. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (23) e contou com as presenças da presidenta da Seccional, Daniela Borges, do tesoureiro da OAB da Bahia, Hermes Hilarião, do presidente da CAAB, Maurício Leahy, do ex-presidente da Subseção Zequinha Lisboa, da presideta da Subseção de Bom Jesus da Lapa, Sandra Dourado, e do vice-presidente, Marcos de Carvalho, do vice-prefeito de Santa Maria da Vitória, Amário dos Santos Santana, e do vereador do município Petrônio de Campos Cordeiro Neto.

Presidida por Antônio Magalhães Lisboa Filho, a Diretoria da Subseção é composta ainda pelo vice-presidente Alex Tyago Moreira Queiroz, pela secretária-geral Soraya Teles, pela secretária adjunta Maria Auxiliadora da Rocha e pelo tesoureiro Terêncio Cavalcante Tonha.

Emocionado, o presidente Antonio Lisboa ressaltou a importância e o exemplo de força que a sua mãe, aos 89 anos, é para ele seguir defendendo a advocacia. Lembrando versos de Vinicius de Moraes, Lisboa destacou que a vida é a arte do encontro. "Eu tenho a gratidão de ter encontrado vocês. Eu tenho a gratidão de ter nascido de quem eu nasci. Eu tenho a gratidão de ser advogado, de ser santa-mariense e de ter iniciado a minha vida profissional aqui".

Daniela Borges afirmou que a presença de representantes da Diretoria da Seccional na posse reafirma o compromisso com os gestores que tomam posse e com a advocacia de Santa Maria da Vitória e toda a região. "Estamos juntos para o que der e vier nas alegrias e nas tristezas", disse Daniela Borges.

A presidenta seccional expressou a sua alegria em saber que todas as comarcas da Subseção estão preenchidas com magistrados. "Temos muito o que comemorar porque, infelizmente, essa não é a realidade do nosso estado. Temos muitas comarcas ainda sem magistrados e por isso temos também muitos desafios", afirmou.

O tesoureiro Hermes Hilarião, lembrando que a OAB da Bahia completa em breve 90 anos, destacou a necessidade da advocacia estar sempre focada nos seus princípios e valores. "Foi a Ordem que em muitos momentos esteve ao lado da sociedade quando ela mais precisava. Digo isso, sobretudo aos novos empossados, para demonstramos a força que essa instituição tem. E a responsabilidade que vocês terão à frente da Subseção", disse Hermes.

Maurício Leahy parabenizou a Diretoria e ressaltou que esses gestores chegam em um momento em que a classe celebra a primeira mulher presidenta da OAB-BA e tem em sua gestão, além da paridade de gênero, cotas raciais, representatividade jovem e dos mais diversos segmentos da profissão. "As lutas travadas pela OAB-BA foram feitas para que chegássemos nesse momento. Precisamos entender agora o que queremos para o futuro e é certo que ainda vamos fazer muito mais", disse.

Apesar das dificuldades impostas pelos problemas estruturais do poder Judiciário, o ex-presidente Zequinha Lisboa afirmou que a Diretoria da Subseção dará segmento à luta para a melhoria da prestação jurisdicional. "Fazemos isso há muito tempo. A OAB não se omite! A gente vem fazendo isso diuturnamente e agora esse trabalho será mais forte".

Em seu discurso, o vice-prefeito de Santa Maria da Vitória desejou à nova Diretoria sucesso nessa empreitada para seguir a missão da Ordem. "É preciso cada vez mais apoio para atravessarmos esse tempo ainda marcado pela pandemia do coronavírus e promover mais justiça", disse Amário dos Santos Santana.

Além de Santa Maria da Vitória, a Subseção abrange as cidades de Brejolândia, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Feira da Mata, Jaborandi, Santana, São Félix do Coribe, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA