Conselheiro do CNJ faz palestra amanhã em Salvador

O conselheiro Joaquim Falcão, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), faz palestra amanhã (7), às 11 horas, no Auditório do Tribunal de Justiça, dentro da programação de comemorações do IV Centenário de instalação do Tribunal de Justiça da Bahia, o mais antigo nas Américas.

O presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil, Saul Quadros, fará a saudação ao conselheiro, que abordará em sua palestra o tema “O que a sociedade pensa da Justiça”, direcionado a magistrados, advogados, procuradores, defensores públicos, servidores e estudantes das principais faculdades de Direito de Salvador.

Aos que assistirem à palestra será fornecido certificado de participação, que deverá ser retirado posteriormente na sede do Tribunal de Justiça. Antes da palestra, o participante interessado preencherá um formulário de identificação, que permitirá a retirada do certificado.

Professor de Direito Constitucional e diretor da Escola de Direito do Rio de Janeiro, da Fundação Getúlio Vargas, Joaquim Falcão é advogado, master of laws (LLM) pela Universidade de Harvard e doutor em Educação pela Universidade de Genebra. Durante a redemocratização, foi membro da Comissão Afonso Arinos e chefe de gabinete do Ministério da Justiça (1985-1986), com o ministro Fernando Lyra.

Integra também o conselho de várias organizações da sociedade civil, a exemplo do Viva Rio, Instituto Itaú Cultural, Instituto Hélio Beltrão, Centro de Liderança da Mulher, Associação de Amigos do Museu Histórico Nacional. É conselheiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Tem um longo histórico de participação em organizações do terceiro setor, incluindo a Fundação Pró Memória e a Fundação Joaquim Nabuco, na qual, junto com Gilberto Freyre, fundou o Departamento de Ciência Política.