Comitiva da OAB-BA embarca para VII Conferência Internacional de Direitos Humanos
Entre os dias 23 e 25 de maio acontecerá na cidade de Fortaleza-CE a VII Conferência Internacional de Direitos Humanos da OAB. O evento reunirá especialistas e militantes que terão a oportunidade de partilhar suas experiências com pessoas interessadas no fortalecimento dos direitos fundamentais. A conferência é uma iniciativa do Conselho Federal da OAB com o apoio da seccional do Ceará. As inscrições podem ser feitas no site do CFOAB.
Representantes da OAB-BA estarão presentes nesses três dias de intensa troca de experiências. O presidente seccional, Luiz Viana Queiroz, terá a responsabilidade de palestrar na Conferência Magna que fechará o evento.
"A OAB da Bahia estará presente na conferência para demonstrar o apoio e a importância da luta em defesa dos Direitos Humanos", afirmou o presidente Luiz Viana. O tema da sua palestra será Democracia e Direitos Humanos no Sistema Interamericano de Direitos Humanos.
O ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA, Eduardo Rodrigues, presidirá a mesa Proteção de Imigrantes e Refugiados - Desafio Contemporâneo. Segundo ele, a OAB-BA estará muito bem representada no evento com conselheiros e presidentes de comissões que irão mergulhar nos debates com o intuito de fortalecer os Direitos Humanos e impedir qualquer retrocesso.
"Será um momento muito importante principalmente diante do quadro que vivemos nacionalmente. Este é um dos grandes momentos da gestão do Conselho Federal da OAB e a OAB-BA estará presente em grande representação, demonstrando o quanto a falta de direitos humanos nos é cara", afirmou.
No fórum que debaterá liberdade religiosa e liberdade de expressão no estado laico, a conselheira seccional da OAB-BA e presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Maíra Vida, será uma das palestrantes. A mesa será presidida por Félix Angelo Palazzo, presidente da Comissão Especial de Liberdade Religiosa do CFOAB, e terá como secretaria Jailene Castelo Bessa, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-AM.
Na ocasião, será lançado o livro CNJ na perspectiva da advocacia: Coletânea de Julgados. A obra foi organizada pelo presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e pelo conselheiro do CNJ Valdetário Andrade Monteiro.
A presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-BA, Dandara Pinho, também integra a comitiva da OAB-BA. Ela será secretária na mesa Efetivação e Garantia de Direitos da População LGBTI. Quem também integrará um dos fóruns é o membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA Antônio Mário Dantas Bastos Filho, que será secretário na mesa Drogas - uma questão de polícia?.