CNJ divulga novo filme do programa Começar de Novo

Começa a ser divulgado, nesta sexta-feira (23/01), um novo vídeo institucional do programa “Começar de Novo”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa a ressocialização de presos egressos do sistema penitenciário. O material, a ser veiculado por emissoras de televisão, mostra o dia especial de João, um garoto que brinca de atirar pedras em um homem que ele não conhece. A mensagem se refere à malhação do Judas - tradição popular praticada na Semana Santa - e demonstra que: “atitudes sem pensar não levam a nada”.

O vídeo pede para a sociedade evitar o preconceito e proporcionar uma segunda chance a quem já pagou pelo que fez. O apelo faz parte da iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de tentar sensibilizar a sociedade para a reinserção dos presos no mercado de trabalho.

A intenção do CNJ é que as emissoras de rádio e televisão possam retransmitir os vídeos institucionais do programa “Começar de Novo”. Para divulgar esta e outras mensagens, os veículos interessados devem entrar em contato com o Conselho pelo telefone (61) 3217-4593 e falar com Sr.Tarso Rocha. O  material da campanha  está disponível no link Programas/ Começar de Novo  no  portal eletrônico www.cnj.jus.br.

Atualmente, a campanha conta com o apoio da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), que se comprometeu a enviar os spots e VTs da campanha para as 2,6 mil emissoras de  rádio e suas 300 de TV associadas. A primeira etapa da divulgação foi realizada no final de dezembro.

Em mensagem gravada para o Programa, o ministro Gilmar Mendes, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu ajuda de advogados, empresários, gestores do setor público e dos comunicadores de todo o Brasil. O apoio pode ser dado “tanto na divulgação quanto nas ações do dia-a-dia”, afirmou. Na mensagem, o ministro afirmou que “Não existe Justiça quando alguém já pagou o que deve e mesmo assim continua punido numa clara violação dos direitos humanos. Infelizmente isso acontece de forma sistemática em nosso país”, disse.

EN/SR