Britto: uniformização de ações e linguagem da OAB é fundamental à boa gestão

Brasília, 23/03/2009 - A uniformização da linguagem  entre Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, as Seccionais e Subseções da entidade, seus órgãos e comissões, tem sido a chave para o fortalecimento das suas ações e conquistas. A observação foi feita pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto, ao abrir há pouco I Seminário de Secretários-Gerais e  Responsáveis pelo Setor de RH e o VI Seminário de Diretores de Diretores-Tesoureiros e Contabilistas,  que será realizado hoje e amanhã na sede do Conselho Federal da OAB. Da abertura dos eventos participam também a secretária-geral da entidade, Cléa Carpi da Rocha, e o diretor tesoureiro, Ophir Cavalcante Junior.

Britto destacou que várias conquistas recentes da OAB Nacional resultaram de ações conjuntas  com as Seccionais, seus órgãos e comissões. Citou, entre outros, o trabalho em comum que tem sido desenvolvido com o MEC na abertura de novos cursos - segundo ele, há um ano e meio que não se abre uma nova faculdade nessa área, privilegiando a qualidade dos cursos, que tiveram 200 mil vagas fechadas -, além da criação do Fundo de Integração e Desenvolvimento  Assistencial dos Advogados (Fida), da Certificação Digital e do Cadastro Nacional dos Advogados. A instituição de leis e da súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal que reforçam as prerrogativas da advocacia foi outro ponto destacado.

"Tudo isso pressupõe a necessidade de uma nova mentalidade e a compreensão de que somos um todo e de que assim precisamos agir, de forma conjunta e unificada", insistiu o presidente nacional da OAB. Os pronunciamentos da secretária-geral Cléa Carpi da Rocha e do diretor Ophir Cavalcante Junior seguiram na mesma tecla. Cléa realçou "a importância do trabalho coletivo, de aproximação da advocacia e seus órgãos de direção", para ela "fundamental ao aprimoramento de nossa instituição nas suas bases e suas forças".

Ophir destacou que na gestão do presidente Cezar Britto, "a  grande palavra chave tem sido unidade". E acrescentou:  "não só a unidade interna, entre nós, diretores do Conselho Federal, das Seccionais e de Subseções, mas a unidade de pensamento, no sentido de modificar e aprimorar aquilo que a Ordem tem que realizar com o que arrecada com os advogados". Ele salientou, nesse contexto,  a construção que a entidade busca de um novo modelo de gestão e de prestação de serviços ao seu maior destinatário - o advogado