90 dias contra a corrupção: Empresas doam 97% dos valores de campanhas

Brasília - Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral após o pleito de 2014 revelaram o custo total das campanhas eleitorais no Brasil para a presidência da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais: R$ 5,1 bilhões.

A cifra representa 1% do Produto Interno Bruto (PIB) e coloca o Brasil como um dos países onde as eleições são mais caras. Os recursos que financiam partidos e candidatos provêm, cerca de 97%, de doações realizadas por empresas.    Nas últimas eleições, 20.000 empresas realizaram doações. Destas, apenas 1%, ou seja, 200 delas, financiaram 60% do valor total.

De acordo com o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, “somente o barateamento das campanhas, de forma que elas sejam calcadas em propostas e ideias, poderá diminuir a influência econômica no resultado dos pleitos”.

“Não se trata de generalizar, mas esta relação muitas vezes resulta em uma relação indevida na administração pública”, disse o presidente.

A OAB é autora de uma ação no Supremo Tribunal Federal que pede o fim das doações eleitorais de empresas. A Corte já formou maioria pela proibição - o placar está 6 a 1. No início de setembro a entidade ingressou com uma ação cautelar para proibir o investimento empresarial em campanhas políticas já nas eleições municipais de 2016.

Fonte: CFOAB