OAB-BA aumenta engajamento feminino na Ordem

Com o objetivo de discutir os novos paradigmas das advogadas à frente dos espaços sociais, a OAB da Bahia, através da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, promove, esta semana, a 1ª Conferência Estadual da Mulher Advogada, no Fiesta Convention Center (Itaigara). O evento integra o plano de políticas de valorização feminina da seccional, que, entre outras conquistas, aumentou o engajamento das advogadas na entidade: são nove mulheres presidindo subseções, 15 presidindo comissões e 10 conselheiras seccionais, além das que integram a Caixa de Assistência dos Advogados. A conferência também foi marcada pelo lançamento da campanha “Mais mulheres na OAB”, que busca estimular o ingresso feminino na Ordem.

“O crescimento da participação feminina, nos últimos anos, demonstra a significação que a atual direção da OAB dá ao engajamento das mulheres, seja na gestão, seja na advocacia. Mas queremos mais e, por isso, lançamos a campanha 'Mais Mulheres na OAB'. Espero que, com essa iniciativa, a gente consiga, neste momento de pré-campanha da OAB, reforçar a importância de incluirmos as mulheres na gestão da Ordem, estando sintonizados com as grandes questões internacionais do empoderamento feminino”, explicou o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz.

A organizadora da conferência, a presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, Andrea Marques, destacou a importância das políticas da OAB-BA voltadas à valorização da mulher: “Somente agora, nesta gestão, houve um verdadeiro comprometimento com as questões que envolvem o universo feminino. Conseguimos, por exemplo, avançar na redação do projeto de lei que permite às advogadas grávidas o direito de, em função do seu parto e estando sozinhas no processo, requererem a suspensão de prazos e audiências por 90 dias para a amamentação. Esse direito à maternidade é uma conquista concreta da seccional baiana”, ressaltou.

Representando as presidentes de subseção na mesa de abertura do evento, Soraya Franco, à frente da OAB de Lauro de Freitas, também destacou as políticas da seccional voltadas à participação feminina na entidade: “Na atual gestão da seccional, surpreendentemente, as mulheres estampam cargos até então ocupados pelos homens, tendo em vista a grande abertura que fora dada às advogadas para participação nos diálogos referentes às questões institucionais e às questões pertinentes à sociedade. Em meu caso particular, tenho a alegria de poder dividir, hoje, com mais oito mulheres, a minha participação no atual Colégio de Presidentes de subseções da OAB-BA”, destacou.

Com programação marcada pela realização de painéis, a Conferência da Mulher segue nesta sexta-feira (11/09) com os debates “Discriminação de gênero e raça no Poder Judiciário. Isso existe na Bahia?”, “Os desafios da advogada criminalista na contemporaneidade”, “Advocacia e Carreira. Autoestima: construindo os alicerces para o sucesso”, “O olhar feminino e a vida moderna", "Aspectos da formação da legislação processual brasileira e participação da mulher advogada no novo Código de Processo Civil", além da palestra de encerramento do conselheiro federal da OAB pela Bahia, Fernando Santana.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)