[OAB-BA homenageia 50 anos de morte de Cosme de Farias]

OAB-BA homenageia 50 anos de morte de Cosme de Farias

Seccional realizará uma entrega simbólica de Carteiras da Ordem à família do rábula

Nesta segunda (14), completam 50 anos da morte de Cosme de Farias. Para homenagear a data, a OAB da Bahia realizará uma entrega simbólica de Carteiras da Ordem à família do rábula. Articulada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da seccional, Eduardo Rodrigues, a homenagem será realizada nesta quarta (16), às 14h.

A homenagem acontece após a OAB da Bahia conceder, no ano passado, título de advogado ao rábula. A proposta de conceder o título foi feita pela Comissão da Igualdade Racial, então presidida pela advogada Dandara Pinho, e relatada pelo conselheiro Luis Vinícius de Aragão.

Para Eduardo, o legado de Cosme de Farias merece ser lembrado eternamente pela sociedade baiana "Não poderíamos, jamais, deixar o cinquentenário de morte do 'Advogado dos Pobres' passar em branco. Essa homenagem é um reconhecimento à construção histórica na nossa gente e vem carregada de uma carga simbólica. O legado de Cosme de Farias vai ficar marcado por toda nossa história", destacou.

Cosme de Farias, que viveu entre os anos de 1875 e 1972, foi um rábula e político que tornou-se ícone da defesa dos pobres e liberdades democráticas no foro, e da luta contra o analfabetismo em Salvador.

Dentre seus feitos notáveis, destacam-se o processo de libertação de Dadá, esposa do cangaceiro Corisco, a criação da Liga Baiana Contra o Analfabetismo e a luta contra a ditadura militar. Além disso, o homenageado atuou em mais de 30 mil processos e foi considerado o "campeão de habeas corpus da Bahia".