Notícias

VI Conferência Estadual da Advocacia bate recorde de público

A VI Conferência Estadual da Advocacia entrou para a história da OAB-BA como o maior evento jurídico baiano dos últimos tempos, com público recorde de 2.272 inscritos. Promovido entre 16 e 18 de outubro, no Sheraton Hotel da Bahia, em Salvador, o encontro reuniu advogados, estudantes e juristas de todo o país, para discutir os "Desafios para valorização da advocacia”. “Foram três dias em que os advogados do interior, em peso, se mobilizaram junto aos colegas da capital e de diversos outros estados, para pensar o futuro da profissão”, destacou o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz.

Os números impressionam. Foram 27 painéis, divididos em 98 palestras e três workshops, ministrados por 124 profissionais nos três dias de evento. Além de advogadas e advogados e estudantes da capital, estiveram presentes estagiários e profissionais de todas as 34 subseções da OAB no estado.

“Foi um evento extremamente proveitoso, que serviu para atualização da profissão, com a discussão dos principais assuntos que afetam a carreira, e nos levou à reflexão da importância da união da categoria em prol da sua valorização”, destacou a advogada baiana Daniela Barral.

Para o estudante Gilberto Sá, a conferência foi “histórica”. “Nunca tinha participado de um evento tão grande, com tantos profissionais competentes envolvidos. Para mim, que ainda estou iniciando a carreira, além de aproveitar todos os painéis e discussões, a conferência foi excelente para fazer networking, estabelecendo novos contatos profissionais”, pontuou.

Valorização da advocacia

Conclamando a advocacia para uma trincheira em busca da sua valorização, a conferência fez um retrato do atual cenário baiano, com a discussão de temas como a violação das prerrogativas, aviltamento de honorários e crise do judiciário. Proposto por Luiz Viana Queiroz, um Pacto pela Justiça, com a participação do Estado e Assembleia Legislativa junto à advocacia, voltou a mobilizar a classe em busca de melhorias para a profissão.

O atual cenário político do país e as suas repercussões socioeconômicas também foram abordados no encontro. Painéis sobre o combate à corrupção e as reformas trabalhista e previdenciária discutiram novas perspectivas para o futuro do país. Foram debatidas, ainda, diferentes vertentes do direito, como penal, ambiental e tributária, além dos workshops “Oratória”, ministrado pelo professor Pedro Barroso, “Redes Sociais para Advogados e Escritórios Jurídicos”, pela consultora de marketing estratégico Maiara Trombini, e "Usucapião Extrajudicial", com Conceição Gaspar, tabeliã do 12º Ofício de Notas.

“Os painéis foram sucesso de público e levantaram debates que não acabam aqui, uma vez que levaremos todo o material discutido para a 23ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em São Paulo, para que possamos dar encaminhamento à luta em prol da nossa valorização. O trabalho não para. ‘Vamo que vamo!’”, finalizou a coordenadora do evento e diretora tesoureira da seccional, Daniela Borges.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)