Universidade Corporativa do TJBA oferece primeiro curso de mestrado para magistrados
A Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (Unicorp) firmou, nesta terça-feira (5/6), um contrato com a Universidade Federal da Bahia para a execução do Curso de Mestrado Profissional em Segurança Pública e Cidadania. Numa iniciativa inédita da universidade do TJBA, serão disponibilizadas 45 vagas em duas turmas, uma com 20 e outra com 25 alunos.
O edital tem data prevista para publicação no dia 12 de junho e a previsão do início das aulas é dia 16 de agosto. O processo seletivo será de total responsabilidade da UFBA, ficando por conta da Unicorp o pagamento de bolsas para os magistrados selecionados, levando em consideração a frequência e o aproveitamento.
As aulas serão ministradas na sede da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), na Rua Arquimedes Gonçalves no Jardim Baiano, em Salvador, quinzenalmente, sempre as sextas e sábados. O curso terá tempo mínimo de um ano e meio e máximo de dois anos.
Estiveram presentes na assinatura do contrato o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Mario Alberto Hirs, a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago e a juíza Marielza Brandão Franco, respectivamente diretora e coordenadora de cursos da EMAB, a presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), juíza Nartir Dantas Weber, e o assessor para assuntos institucionais da Presidência do TJBA, juiz Ricardo Schmitt.
"Essa ação fortalece a relação da EMAB com a Unicorp e alinha a política de educação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Esse mestrado é realmente uma evolução", avalia a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago.
"Qualquer tipo de informação que possa se somar à cultura do juiz é sempre muito importante. Esse é o primeiro curso de mestrado oferecido pela Unicorp e é a forma mais eficiente de se pensar em gestão de pessoas", afirmou o presidente do TJBA.
Na ocasião também foi firmado outro convênio entre a Unicorp e a EMAB, a continuação do Curso Modular em Atividade Judicante, com disponibilidade de 105 vagas para magistrados.