TJMA apresenta projeto para solução energética em comarcas

O projeto "Energia Segura nas Comarcas", do Tribunal de Justiça do Maranhão, será apresentado a Eletrobrás pelo deputado federal Sarney Filho (PV-MA), que sugeriu à empresa para financiá-lo. O projeto estima recursos de R$ 2,690 milhões na compra de 106 estabilizadores, materiais e serviços de instalação.

Com os investimentos, pode estar próxima uma solução definitiva para os problemas de oscilação elétrica na quase totalidade das 108 comarcas maranhenses, e que resultam em queima freqüente de equipamentos de informática, perda de dados, troca de componentes e atividade limitada nos fóruns.

Problema antigo - Há anos a baixa qualidade energia elétrica é uma dor de cabeça permanente para o Tribunal de Justiça. No biênio 2006-2007, quando esteve à frente da Corregedoria Geral de Justiça, o desembargador Raimundo Cutrim convocou a Companhia Energética do Maranhão, diversas vezes, para explicações. A previsão da empresa continua a mesma: investimentos só a médio e longo prazo.

O "Energia Segura nas Comarcas" classifica as comarcas em referenciais "Tipo A" e "Tipo B". O primeiro abrange aquelas com até 15 computadores e oito impressoras, que receberão estabilizadores de 15 KVA. As do segundo tipo (até 30 computadores e dez impressoras) terão estabilizadores de 25 KVA.

O custo de implantação do projeto, por comarca, gira em torno de R$ 22,5 mil (tipo A) e R$ 32,8 mil (tipo B).

O TJ-MA não tem contabilizado os prejuízos decorrentes dos problemas com energia elétrica. Filomeno Nina lembra, no entanto, serem constantes o envio de equipamentos de informática novos aos fóruns e a visita de técnicos da área ao interior.

De acordo com levantamento da Divisão de Administração e Material, no ano passado o presidente Raimundo Cutrim autorizou a distribuição de mais de mil equipamentos, sobretudo de informática, ao Judiciário maranhense, na capital e interior.